No dia 26 de julho de 2024, o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Regional Ipatinga, coordenado pelo Ministério Público e composto pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, desmantelou um evento clandestino no bairro Limoeiro, em Ipatinga-MG. Denominado "2° BAILE DA N.S.A". Segundo informações repassadas ao PLOX, o evento foi organizado por quatro indivíduos sem a devida autorização dos órgãos competentes, com o objetivo de vender substâncias entorpecentes e perturbar a paz na região.
Flagrante e abordagem policial
Os agentes do GAECO observaram a movimentação para a realização do evento e presenciaram um dos envolvidos entregando material a um conhecido usuário de drogas. Diante da suspeita de que se tratava de uma entrega de drogas, os policiais abordaram os indivíduos e encontraram na posse do usuário uma porção de maconha.
Armazenamento e apreensão de drogas e armas
Com a confirmação das suspeitas, foi montada uma operação em conjunto com as equipes ostensivas do 14° Batalhão e 143 CIA/Tático Móvel, comandadas pelo Sr. Ten Marochio. Após diversas diligências, os policiais identificaram o local de armazenagem dos seguintes materiais:
Prisões e procedimentos legais
Ao todo, cinco indivíduos foram presos e encaminhados à 1° Delegacia Regional de Polícia Civil para os procedimentos necessários e posterior apreciação da justiça.
Histórico de eventos similares
Na semana anterior, os autores haviam organizado um evento semelhante que causou intensa perturbação aos moradores. Além do uso deliberado de drogas, houve disparos de arma de fogo em via pública, colocando em risco a segurança dos moradores.
Investigações em andamento
As investigações prosseguem em Inquérito Policial, a cargo da Polícia Civil, para identificar outros possíveis envolvidos no tráfico de drogas na localidade.
Suspeitos armados e drogas armazenadas
Os levantamentos indicaram que os indivíduos estavam armados e possuíam grande quantidade de drogas para revenda, armazenadas em uma casa no bairro Limoeiro. Um dos envolvidos, oriundo de Caratinga-MG, estava homiziado no local.
Combate a corrupção, crime organizado e tráfico de drogas
O integrantes dos GAECO destacam que seguem trabalhando para desmantelar atividades criminosas e garantir a segurança da população de Ipatinga. Vários casos de corrupção, desvio de dinheiro público, formação de quadrilhas e outros crimes já foram revelados pelas investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Vale do Aço.