Ex-vereador e piloto morrem carbonizados após queda de ultraleve no interior de SP

Aeronave caiu em canavial entre Bariri e Bocaina e pegou fogo; vítimas foram encontradas sem vida e carbonizadas

Por Plox

27/07/2025 13h55 - Atualizado há 4 dias

Dois homens morreram após a queda de uma aeronave ultraleve em um canavial situado entre os municípios paulistas de Bariri e Bocaina, na tarde de sábado (26). As vítimas, que tiveram os corpos encontrados carbonizados, foram identificadas como o ex-vereador de Uberlândia (MG), Luís Cláudio Galassi, e o piloto Luiz Carlos Aguilari Junior.


Imagem Foto:  Reprodução/Corpo de Bombeiros de Bariri


O acidente aconteceu por volta das 14h, em uma área rural localizada a cerca de 8 km da Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-204), na altura do km 324. A aeronave havia decolado da cidade de Pederneiras (SP) e caiu logo em seguida. Após atingir o solo, o ultraleve pegou fogo.


Segundo o Corpo de Bombeiros de Bariri, não foi possível identificar os corpos no local devido ao grau de carbonização. As vítimas foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML) de Jaú (SP), cidade mais próxima da ocorrência com estrutura adequada para o atendimento do caso.



Além dos bombeiros, uma brigada de incêndio de uma usina próxima ajudou no combate às chamas. A Polícia Científica realizou a perícia no local, e a principal hipótese levantada pelos investigadores é de uma falha mecânica, que teria feito a aeronave perder força e colidir com o solo.


As investigações sobre o acidente estão a cargo da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que enviou uma equipe ao local na manhã de domingo (27) para coletar informações técnicas.



Luís Cláudio Galassi, uma das vítimas, foi suplente na Câmara Municipal de Uberlândia em 2015. Durante seu mandato, destacou-se por doar integralmente o salário a instituições de caridade e por renunciar a benefícios. Filiado ao PSDB, foi o responsável por solicitar o processo de cassação do então prefeito Gilmar Machado (PT) em 2016, por supostos crimes de responsabilidade. Luís Cláudio era neto do ex-prefeito Virgílio Galassi e deixa dois filhos.


De acordo com a Câmara de Uberlândia, o corpo de Luís Cláudio deve chegar à cidade por volta das 15h deste domingo (27), quando será levado diretamente ao Cemitério e Crematório Parque dos Buritis. A cerimônia de cremação será restrita a familiares e amigos próximos, sem realização de velório.



Já o piloto Luiz Carlos Aguilari Junior, de 42 anos, será velado na Sala 4 do Centro Velatório de Bauru, localizado na Rua Gerson França, 5.55, no Centro da cidade. O sepultamento ocorrerá no Cemitério São Benedito, com horário do cortejo ainda não informado.


A tragédia comoveu autoridades e moradores. O atual prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, publicou uma nota de pesar nas redes sociais, expressando solidariedade à família e amigos de Luís Cláudio Galassi.


Destaques