Homem é preso por comandar central de golpes virtuais em Copacabana

Apartamento era usado para enviar mensagens falsas com links maliciosos; antena clandestina captava sinais de celulares próximos

Por Plox

27/07/2025 13h59 - Atualizado há 4 dias

Um homem foi preso pela Polícia Civil sob a suspeita de comandar uma central de golpes virtuais instalada em um apartamento localizado na avenida Princesa Isabel, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.


Imagem Foto: Reprodução


Identificado como Vitor Oliveira Souza, o suspeito utilizava um sistema sofisticado para disparar mensagens falsas contendo links fraudulentos, com aparência de comunicações oficiais de instituições bancárias. A operação policial foi realizada com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).



De acordo com o delegado Tulio Pelosi, da 64ª Delegacia Policial (São João de Meriti), o esquema funcionava a partir de uma antena clandestina que captava sinais de celulares próximos ao local da instalação. Por meio dela, os criminosos conseguiam enviar mensagens de texto (SMS) aparentemente legítimas, com logos e layouts idênticos aos de bancos conhecidos. Ao clicarem nos links, as vítimas tinham seus aparelhos invadidos pelo sistema operado pela quadrilha.



A ação faz parte da segunda fase das investigações, que agora tem como foco reunir provas relacionadas às vítimas e identificar outros envolvidos no esquema. Segundo o delegado, a primeira etapa da operação teve como objetivo localizar o centro de operação dos criminosos. Agora, os investigadores buscam compreender a extensão dos danos causados e o número total de integrantes da organização.


Destaques