Senadores brasileiros tentam reverter tarifa de 50% imposta por Trump

Parlamentares estão em Washington para negociar com autoridades e empresários norte-americanos a suspensão da medida que atinge produtos do Brasil

Por Plox

27/07/2025 11h16 - Atualizado há cerca de 1 mês

Na tentativa de evitar que produtos brasileiros sejam atingidos por uma tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos, oito senadores brasileiros embarcaram rumo a Washington, onde permanecem até o próximo dia 30. A missão da comitiva é clara: pressionar por uma reversão da medida anunciada por Donald Trump, que entra em vigor já no dia 1º de agosto.


Imagem Foto: Divulgação


A decisão do presidente americano surgiu em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal, acusado de tentativa de golpe de Estado. Trump, que classificou o processo como uma “caça às bruxas”, tem sido criticado por opositores por tentar interferir nos rumos da Justiça brasileira. Vale lembrar que o ex-presidente dos EUA também se recusou a aceitar os resultados das eleições de 2020, afirmando que venceu a disputa contra o democrata Joe Biden, mesmo com a vitória oficial deste último.



A delegação que representa o Brasil em solo americano é formada por senadores de diferentes partidos: Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Jacques Wagner (PT-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC). Eles se reúnem com representantes da sociedade civil, parlamentares tanto democratas quanto republicanos e empresários locais.



A agenda é extensa e inclui reuniões com a Câmara de Comércio dos Estados Unidos, o Brazil-U.S. Business Council e o Americas Society Council of the Americas. Além das articulações diplomáticas, o governo brasileiro também busca alternativas comerciais e novos mercados para o escoamento de produtos agrícolas que seriam afetados pela tarifa.


\"Estamos aqui para defender os interesses do Brasil e mostrar que essa decisão pode trazer prejuízos para ambos os lados\", declarou um dos senadores da comitiva.


A expectativa é de que o diálogo estabelecido durante essa missão possa, ao menos, suavizar os impactos da medida. Enquanto isso, o Executivo monitora possíveis desdobramentos e prepara estratégias para mitigar os efeitos econômicos causados por esse novo embate comercial.


Destaques