Infraero vai administrar aeroporto do Vale do Aço; Zema confirma reforma

No local, será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal

Por Plox

27/08/2020 07h45 - Atualizado há mais de 4 anos

O governador Romeu Zema anunciou o início das obras de restauração do pavimento do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado no município de Santana do Paraíso, próximo à Ipatinga. Os recursos, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), são de R$ 12 milhões e foram viabilizados por meio de parceria entre o Governo de Minas Gerais e o Governo Federal. 

A recuperação definitiva da pista do aeroporto é uma antiga demanda da região, já que o equipamento tem grande importância para a geração e manutenção de negócios no Vale do Aço, onde se concentram grandes indústrias, como Usiminas, Cenibra, Aperam e ArcelorMittal. As obras contribuirão no processo de recuperação e desenvolvimento econômico da região e de Minas Gerais. 

Romeu Zema UsiminasFoto: Marcelo Augusto / Plox

 

Obras

No local, será feita a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A expectativa é que sejam entregues em dezembro de 2020.

Avião azul - marcelo augustoFoto: Marcelo Augusto / Plox

 

Além da assinatura de despacho governamental para a ordem de início das obras, o governador assina contrato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que será responsável pela administração, operação, gerenciamento e manutenção do aeroporto pelos próximos 12 meses. O contrato com a Socicam, que até então administrativa o equipamento, foi encerrado no último dia 23. Com esse novo contrato, o aeroporto permanece sob controle do Estado de Minas Gerais e com operação aos cuidados da Infraero, que será uma prestadora de serviços.

Histórico

Em fevereiro de 2019, a companhia aérea Azul comunicou ao Governo de Minas a paralisação das atividades no aeroporto, devido às más condições da pista. Tão logo foi comunicada, providências imediatas foram tomadas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo com a Azul, com a administradora do aeroporto, bem como com lideranças regionais.

Em virtude disso, a Seinfra, por meio do DER-MG, realizou as intervenções emergenciais, que foram entregues em abril de 2019, para que o aeroporto continuasse operando até a viabilização das obras definitivas. Na ocasião, em mais um esforço empreendido pelo Governo de Minas Gerais, foi anunciada a parceria com o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). À época, o anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O aeroporto foi novamente fechado no dia 1/5 para a realização da obra definitiva. A licitação foi publicada no dia 15/5 e a assinatura com a empresa vencedora (LCM Construção e Comércio S/A), assinada em 14/8.
 

Destaques