Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Desoneração da folha elevou renda do trabalhador em 19,5% em 2022
Setores beneficiados por esta medida representam 17,1% do total de empregos formais no Brasil.
27/08/2023 às 14:37por Redação Plox
27/08/2023 às 14:37
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A desoneração da folha de pagamentos em 17 setores cruciais da economia brasileira resultou em um aumento de 19,5% na remuneração dos trabalhadores destes setores em 2022. De acordo com o texto original do R7, a renda média dos trabalhadores desonerados teria sido de R$ 2.033, mas graças à medida, esta subiu para R$ 2.430. No entanto, a desoneração tem data de término prevista para o final deste ano. Um novo projeto de lei que já obteve aprovação do Senado, e agora está em tramitação na Câmara, tem o objetivo de estender a isenção até 2027.
A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) avaliou o efeito da desoneração nos setores beneficiados, baseando-se em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esses setores contemplados somam 8,93 milhões de vagas, representando 17,1% do total de empregos formais no país.
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Como Funciona a Desoneração da Folha
Esta política permite a troca da cobrança da contribuição previdenciária patronal sobre a folha de salários por uma tributação sobre a receita bruta da empresa. Em vez de as empresas pagarem 20% sobre a folha de pagamentos, o imposto é calculado com base em uma porcentagem da receita bruta da companhia, que varia de 1% a 4,5%, dependendo do setor. A intenção é alinhar a contribuição ao nível real da atividade produtiva da empresa, permitindo que empresas com maior faturamento contribuam mais. Dessa forma, é possível contratar mais funcionários sem aumentar a carga tributária.
História da Desoneração
Quando implementada, a desoneração beneficiou 56 setores. No entanto, em 2018, uma lei sancionada pelo então presidente Michel Temer retirou 39 desses setores do regime. A medida foi prorrogada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e era válida até 2021.
Em maio, representantes dos 17 setores beneficiados atualmente divulgaram um documento, intitulado Desonera Brasil, destacando os impactos positivos da política de desoneração. Segundo o manifesto, essa política não só elevou o emprego formal como também impulsionou a competitividade desses setores na economia nacional.
O Futuro da Desoneração
A votação para prorrogação da desoneração da folha de pagamento está marcada para a próxima terça-feira (29), conforme confirmado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, após reunião com líderes partidários.
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB