Isaquias Queiroz conquista vaga olímpica após realocação
Atleta brasileiro beneficiado pela performance da República Checa no Mundial de Canoagem
Por Plox
27/08/2023 12h30 - Atualizado há quase 2 anos
Apesar de inicialmente não ter conseguido a classificação direta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 no C1 1.000m, Isaquias Queiroz obteve uma nova oportunidade após um reajuste nas vagas oriundo do bom desempenho da República Checa na categoria C2 500m do Mundial de Canoagem de Velocidade, realizado em Duisburg, Alemanha. A vaga, que é do Brasil, tem alta probabilidade de ser representada por Isaquias, o atual campeão olímpico desta categoria.

Performance no Mundial
No evento do último sábado, Isaquias terminou em sexto lugar na final do C1 1.000m, onde apenas os cinco primeiros colocados garantiam vaga para Paris 2024. No entanto, o desempenho da dupla Martin Fuksa da República Checa, vencedora do C1 1000m, que terminou em oitavo na final do C2 500m (dentro da qualificação olímpica), resultou em uma vaga extra para o evento individual. Esta vaga será destinada ao atleta mais bem classificado, neste caso, o brasileiro Isaquias Queiroz.
Resultados do C2 500m
As finais desta categoria ocorreram no domingo pela manhã. A Alemanha conquistou o ouro, a China ficou com o bronze e a prata foi para a Espanha. A final B, que contou com Isaquias e Jacky Godman, viu a dupla brasileira terminar em oitavo, registrando um tempo de 1min45s424.
Futuro para Isaquias e o Brasil
Se não houvesse realocação, Isaquias competiria no Pan-Americano de Canoagem Velocidade em abril de 2024 em busca da vaga olímpica. No entanto, após a vitória no C1 1.000m em Duisburg, ele não participará do Pan-Americano. Assim, o Brasil enviará uma equipe sem Isaquias, visando garantir a vaga das Américas e, possivelmente, terá três atletas representando o país em Paris 2024.