Rússia confirma morte de Yevgueni Prigozhin, líder do grupo Wagner, após queda de avião
Especulações circundam acidente, ocorrido após recente motim contra liderança militar de Moscou
Por Plox
27/08/2023 12h48 - Atualizado há quase 2 anos
Na sequência da queda de um avião na última quarta-feira (23), a Rússia confirmou neste domingo (27) a morte de Yevgueni Prigozhin, o influente líder do grupo paramilitar russo Wagner. De acordo com um comunicado do Comitê de Investigação russo, uma "análise genética molecular" determinou que as identidades das dez vítimas encontradas "correspondem à lista" de passageiros e tripulação. Além de Prigozhin, essa lista também incluía Dmitri Utkin, braço direito de Prigozhin e chefe de operações do grupo paramilitar.

Causas Não Reveladas
O acidente aéreo, que ocorreu na região de Tver, noroeste de Moscou, é alvo de especulações devido ao seu momento delicado: apenas dois meses após um motim organizado pelo grupo Wagner contra a liderança militar moscovita. Alguns opositores e governos ocidentais sugeriram um possível envolvimento do Kremlin, embora o presidente russo, Vladimir Putin, tenha prometido uma investigação “completa” do caso. As verdadeiras causas do acidente ainda permanecem não esclarecidas pelos investigadores.
Repercussões Políticas
Relembrando eventos recentes, Putin havia acusado Prigozhin de ser um "traidor" por liderar um motim armado em junho contra a cúpula militar russa. No entanto, após um acordo, as acusações foram retiradas e Prigozhin pôde se exilar em Belarus, aliado de Moscou. Ainda assim, o líder de Wagner voltou à Rússia diversas vezes e chegou a visitar o Kremlin.
Wagner e a Situação
Atual O grupo Wagner, anteriormente envolvido na Ucrânia e atualmente ativo na África, tem um histórico controverso, com acusações que vão desde execuções extrajudiciais até tortura. No entanto, o futuro do grupo agora parece incerto com a morte de seu líder.
Cenário Tensionado
Em paralelo à confirmação da morte de Prigozhin, a tensão entre Rússia e Ucrânia continua a crescer. Incidentes envolvendo drones em regiões fronteiriças russas foram relatados neste domingo, incluindo ataques e quedas que resultaram em danos e uma fatalidade. Em meio a essa situação volátil, é claro que o equilíbrio político e militar na região permanece precário.