Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Aliado do governo assume vice-presidência da CPMI do INSS

Após perder comando da comissão, base governista consegue garantir cargo estratégico

27/08/2025 às 15:43 por Redação Plox

Mesmo após a base do governo ter sido derrotada na disputa pela presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades nos descontos de benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, uma reviravolta parcial ocorreu nesta terça-feira (26), quando o deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) foi eleito vice-presidente do colegiado.


Imagem Foto: Presidência

A escolha do parlamentar maranhense foi resultado de um acordo entre governistas e oposicionistas, que já haviam assegurado as posições principais da CPMI: Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente e Alfredo Gaspar (União-AP) na relatoria. Ambos são políticos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Duarte Júnior ganhou projeção política ao comandar o Procon do Maranhão entre 2015 e 2018, período em que o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, ocupava o cargo de governador do estado. Durante sua gestão, destacou-se na defesa do consumidor, o que impulsionou sua carreira pública.


Na nova função dentro da CPMI, Duarte prometeu comprometimento com a investigação dos descontos indevidos.
"Cabe a nós investigarmos e garantir a punição", afirmou o deputado, destacando que convicções políticas não devem interferir no trabalho da comissão.

Outros nomes estavam sendo cogitados para a vice-presidência, incluindo figuras da oposição como Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Coronel Fernanda (PL-MT). A presença maciça dos parlamentares governistas no colegiado no dia da votação foi essencial para assegurar essa vitória parcial ao Palácio do Planalto, evitando mais um revés político na composição da comissão.


A CPMI foi instaurada para investigar denúncias de descontos indevidos em benefícios previdenciários, um tema de grande impacto social que promete movimentar o cenário político nas próximas semanas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Câmara de Ipatinga retoma projeto sobre internação involuntária de dependentes químicos
POLíTICA

Câmara de Ipatinga retoma projeto sobre internação involuntária de dependentes químicos

Proposta prevê atendimento hospitalar para usuários em situação de rua com base em leis federais; internações devem durar no máximo 90 dias

POLíTICA

Impeachment de Alexandre de Moraes ganha apoio de 150 deputados e 31 senadores

Parlamentares manifestam apoio ao pedido contra o ministro do STF; novo protocolo será realizado na próxima segunda-feira.

Senado
POLíTICA

Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC dos Benefícios Sociais

Sessão foi suspensa por problemas técnicos e será retomada nesta 4ª

ç
POLíTICA

Base aliada do governo Lula racha: Quatro deputados assinam pedido de impeachment

A maioria dos deputados que assinaram o pedido de impeachment é filiada ao Partido Liberal (PL), o mesmo de Bia Kicis e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

para você
Modelos contratadas para festa de Neymar relatam atraso no pagamento
FAMOSOS

Modelos contratadas para festa de Neymar relatam atraso no pagamento

Modelo Any Awuada revelou que só recebeu seu cachê dois dias depois e denunciou desorganização no evento

EMPREGO

Sine disponibiliza mais de 14 mil vagas de emprego em Minas Gerais

A informação é do Painel de Informações do Sine, gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

1_miss_universo-14674256.jpg
LAZER

Miss África do Sul é escolhida como Miss Universo 2019

Imagem: Bjorn Steinbakk/Reprodução/YouTube
GERAL

Erupção vulcânica aciona alerta na islândia

O serviço de defesa civil da Islândia solicitou que os moradores evitassem se aproximar da área vulcânica até que a situação fosse avaliada e as medidas adequadas fossem tomadas