Polo de Educação a distância vinculado à Secretaria de Educação de Timóteo anuncia o início de novas turmas

Cursos técnicos, de graduação e especialização têm início no polo da Universidade Aberta do Brasil com apoio da administração municipal

Por Plox

27/08/2025 08h19 - Atualizado há 2 dias

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mantido pela Prefeitura de Timóteo em colaboração com universidades e institutos federais, deu início a novas turmas de cursos de ensino a distância nos meses de julho e agosto. A ação faz parte dos acordos firmados durante a atual gestão municipal, ampliando o acesso à educação na cidade e região.


Imagem Foto:


Entre os cursos recém-iniciados estão o de Graduação em Pedagogia, oferecido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) exclusivamente para professores vinculados à Secretaria de Estado de Educação (SEE), além da Especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica, ministrada pelo CEFET-MG. Já o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (campus Pouso Alegre) deu início a três cursos técnicos: Técnico em Qualidade, Técnico em Planejamento e Controle da Produção e Técnico em Segurança do Trabalho.



Além dessas novas ofertas, o polo segue com turmas em andamento nos cursos de Licenciatura em Matemática e Especialização em Gestão do Turismo e Desenvolvimento Regional, promovidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além do Bacharelado em Administração Pública, disponibilizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também estão em fase de encerramento os cursos de Licenciatura em Filosofia (UFSJ) e Técnico em Logística (IF Sudeste MG).



Segundo a coordenação do polo, ainda não há previsão de abertura de novas turmas para o ano de 2025 ou para o início de 2026. A seleção dos candidatos é feita por meio de editais de chamada pública, que são divulgados nos canais oficiais da Prefeitura e dos institutos parceiros, com ampla divulgação também nas redes sociais. Uma novidade no processo de ingresso tem sido a realização de sorteios eletrônicos, substituindo a classificação tradicional, exceto nos casos de cursos voltados exclusivamente para servidores públicos, que utilizam critérios como análise curricular e tempo de serviço.



A administração municipal reforça que tem se empenhado constantemente para manter o funcionamento do polo, bem como estabelecer novas parcerias que viabilizem futuras oportunidades educacionais.
“Buscamos sempre ampliar as possibilidades de formação para os moradores de Timóteo e região”, destaca a coordenação local.

Destaques