São Paulo chega a 26 casos confirmados de sarampo em 2026

Três novos pacientes foram registrados na capital; todos não tinham histórico de vacinação.

27/08/2026 às 08:42 por Redação Plox

São Paulo chega a 26 casos de sarampo; três novos pacientes não eram vacinados

O estado de São Paulo chegou a 26 casos confirmados de sarampo em 2026, após a identificação de três novos pacientes na capital paulista. A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). Dos registros, 23 são de moradores da cidade de São Paulo, dois de São Bernardo do Campo e um de Guarulhos.

Associação médica orienta empresas sobre vacinação contra o sarampo

Associação médica orienta empresas sobre vacinação contra o sarampo

Foto: • Freepik

Os três casos mais recentes envolvem duas crianças menores de um ano — um menino e uma menina — e uma mulher na faixa dos 30 anos. Nenhum deles tinha histórico de vacinação contra a doença. Considerando todos os casos confirmados no estado, 19 pacientes não haviam sido vacinados ou estavam com o esquema vacinal incompleto.

Vacinação ampliada segue até 1º de setembro

Diante da circulação do vírus, São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo mantêm até 1º de setembro a estratégia ampliada de vacinação contra o sarampo. Pessoas de 6 meses a 59 anos podem receber o imunizante independentemente do histórico vacinal, após avaliação da equipe de saúde. A orientação já vinha sendo adotada quando o estado contabilizava 23 casos.

De acordo com a SES-SP, dois dos 26 casos são considerados importados. Os demais estão relacionados à importação do vírus, embora a fonte de infecção não tenha sido identificada. Além da vacinação, as medidas de controle incluem investigação dos casos, acompanhamento de contatos e busca ativa.

Crianças de 6 a 11 meses e 29 dias recebem a chamada dose zero, uma proteção adicional contra o sarampo. Essa aplicação não substitui as doses do calendário infantil, previstas aos 12 e aos 15 meses. A vacina tríplice viral protege também contra caxumba e rubéola.

Dados preliminares de 2026 apontam cobertura de 89,35% na primeira dose e 74,64% na segunda dose em São Paulo, abaixo da meta de pelo menos 95% para cada aplicação. No último sábado (22), o Dia D da Campanha de Multivacinação aplicou mais de 600 mil doses de diferentes imunizantes no estado.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode provocar febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Pessoas com esses sintomas devem buscar atendimento de saúde e informar sobre viagens recentes ou contato com pessoas que apresentaram quadro semelhante. A vacinação é gratuita pelo SUS.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a