Todos os prefeitos eleitos desde 2004 em Ipatinga são candidatos novamente
Por Plox
27/09/2020 15h58 - Atualizado há quase 5 anos
Todos os prefeitos que foram eleitos em eleições convencionais ou suplementares, desde 2004, em Ipatinga-MG, estão participando do pleito deste ano.
De acordo com os dados do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cinco ex-prefeitos eleitos, contando com o atual prefeito do município de Ipatinga, estão disputando algum cargo nestas eleições.
Quem são eles?
Foto: Divulgação
O atual prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha (Cidadania) buscará a reeleição no pleito deste ano. Nardyello foi eleito prefeito de Ipatinga-MG na eleição suplementar de 2018, após assumir temporariamente o Executivo na condição de presidente da Câmara dos Vereadores.
Neste sábado (26), o candidato a prefeito Jadson Heleno (DEM) anunciou o ex-prefeito Sebastião Quintão (MDB) como seu candidato a vice. Quintão foi eleito pela primeira vez no ano de 2004 pelo PMDB, assumindo a Prefeitura entre 2006 e 2008. Nas eleições de 2008, Sebastião Quintão ficou em segundo lugar, mas foi empossado após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassar a candidatura do também ex-prefeito Chico Ferramenta (PT).
Jadson Heleno (DEM) e Sebastião Quintão (MDB). Foto: Divulgação
Poucos meses depois, Quintão também teve o mandato cassado, dando lugar ao então presidente da Câmara Municipal Robson Gomes, na época no PPS, que posteriormente foi eleito ao vencer a eleição suplementar no ano de 2010, depois que já estava há mais de um ano no cargo. No pleito deste ano, Robson Gomes se candidatou ao cargo de vereador pelo PSC, com a alcunha de Robson Ex-Prefeito.
Foto: Reprodução/Youtube
Quem também veio para o pleito para disputar o cargo de vereador é a ex-prefeita Cecília Ferramenta (PT). A candidata foi eleita prefeita de Ipatinga nas eleições de 2012, governando a cidade até o ano de 2016.
Foto: Reprodução/Facebook
Outros casos
Outro ex-prefeito que está na disputa municipal deste ano em Ipatinga é o petista João Magno, vencedor das eleições municipais de 1992. Neste ano, ainda no PT, João Magno disputa o cargo de prefeito, tendo como candidato ao cargo de vice o professor Sávio Tarso (PV).
João Magno. Foto: Reprodução/Facebook
Mais um caso é o do candidato a vereador Nilton Manoel (PODE), na época pertencente ao PMDB, que assumiu a Prefeitura por quase dois meses quando, na condição de vereador, foi empossado para que Robson Gomes se dedicasse à eleição suplementar.
Foto: Divulgação/Facebook
Neste período de 2004 até os dias de hoje, o único a se assentar na cadeira de chefe do executivo que está fora do pleito deste ano é o diretor da faculdade Fadipa Jésus Nascimento. Jésus Nascimento, como era a época o vice de Sebastião Quintão, foi empossado após o titular da chapa ser afastado em 2018.