Aneel aplica bandeira vermelha 2 em outubro e luz terá aumento de preço
A nova cobrança começará a valer a partir de terça-feira (1/10), com um adicional de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Por Plox
27/09/2024 19h32 - Atualizado há 3 meses
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27/9) que a tarifa de energia no mês de outubro será ajustada para a bandeira vermelha no patamar 2. A nova cobrança começará a valer a partir de terça-feira (1/10), com um adicional de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A mudança impactará os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que já estavam pagando pela bandeira vermelha no patamar 1 durante o mês de setembro. A Aneel explicou que a decisão de elevar a tarifa se deu pela queda no volume dos reservatórios das hidrelétricas e pelo aumento do preço da energia no mercado ao longo de outubro.
Histórico das bandeiras tarifárias
Desde abril de 2022, uma sequência de bandeiras verdes vinha sendo aplicada, até que, em julho de 2024, houve a transição para a bandeira amarela. Em agosto, a bandeira voltou a ser verde, mas em setembro passou para a vermelha, patamar 1.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela Aneel em 2015 com o objetivo de informar aos consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete a variação no preço da produção, levando em conta fatores como a disponibilidade hídrica e o uso de fontes mais caras, como as termelétricas.