Incêndio florestal em Santana do Paraíso consome 1170 hectares; bombeiros seguem em combate

As autoridades montaram um Sistema de Comando em Operações (SCO) na sede da Prefeitura para coordenar as ações.

Por Plox

27/09/2024 21h42 - Atualizado há 24 dias

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais segue combatendo um grande incêndio em uma área rural não protegida em Santana do Paraíso, que teve início no dia 26 de setembro de 2024. Até o momento, o fogo já devastou cerca de 1170 hectares de pastagens e matas. A operação conta com o apoio da Prefeitura de Santana do Paraíso, da Polícia Militar e de drones para mapeamento aéreo da área afetada.

Foto: Divulgação/CBMMG

As autoridades montaram um Sistema de Comando em Operações (SCO) na sede da Prefeitura para coordenar as ações. Durante a vistoria aérea, foram identificados quatro focos principais de incêndio e uma imagem de um caminhão em uma área queimada, levantando preocupações sobre possíveis danos. No entanto, após deslocamento da equipe até o local, não foi encontrado nenhum caminhão incendiado, e a única residência próxima sofreu apenas danos externos, sem feridos ou danos graves.

Foto: Divulgação/CBMMG

Em uma reunião realizada com o prefeito, representantes da Prefeitura, Polícia Militar e bombeiros, ficou acordado que as operações continuariam na manhã seguinte. A Prefeitura de Santana do Paraíso se comprometeu a disponibilizar cinco brigadistas, dois caminhões-pipa e uma carregadeira de esteira para auxiliar no combate às chamas. 

Foto: Divulgação/CBMMG

A empresa Cenibra e os municípios vizinhos de Mesquita, Belo Oriente e Ipatinga também foram alertados, devido ao risco de o fogo se alastrar para áreas de eucalipto próximas.

 

Destaques