Licenciamento anual para veículos com placas de final 4, 5 e 6 começa a ser exigido na próxima terça-feira
O veículo também deve estar livre de qualquer restrição judicial ou administrativa que impeça a emissão do documento.
Por Plox
27/09/2024 13h11 - Atualizado há 2 meses
A partir da próxima terça-feira (1/10), os proprietários de veículos com placas terminadas em 4, 5 e 6 deverão apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em conformidade com as regras de trânsito. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), reforça a importância de manter a documentação em dia para evitar penalidades. Caso haja dúvidas sobre o processo, os motoristas podem contar com suporte online para esclarecimentos.
Para os veículos com placas finalizadas em 1, 2 e 3, a exigência do documento entrou em vigor em 1° de setembro. Já aqueles com placas finalizadas em 7, 8 e 9 têm até o dia 30 de outubro para regularizar a situação. O CRLV é um documento essencial que garante que o veículo está apto para circular dentro das normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A emissão do CRLV está vinculada ao pagamento de todas as obrigações, como o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), além de multas pendentes. O veículo também deve estar livre de qualquer restrição judicial ou administrativa que impeça a emissão do documento.
Se não houver pendências, o proprietário pode emitir o CRLV diretamente no site oficial, acessando a aba “veículos” e selecionando “documentos de veículos”. O documento pode ser impresso em qualquer momento e quantas vezes for necessário. Alternativamente, a emissão também pode ser feita por meio do aplicativo MG App, do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Dirigir sem o CRLV regularizado é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo para um pátio até que a situação seja regularizada.
Para facilitar o atendimento, o proprietário pode sanar suas dúvidas sobre o CRLV sem precisar se deslocar a um posto físico. Através do portal online, é possível consultar a razão pela qual o veículo não está licenciado, preenchendo os dados solicitados.