Reação do Brasil à ONU: delegação se retira durante discurso de Netanyahu

Primeiro-ministro de Israel foi vaiado enquanto criticava o Irã e falava sobre a paz entre árabes e judeus

Por Plox

27/09/2024 13h46 - Atualizado há 24 dias

A delegação brasileira deixou a Assembleia Geral da ONU durante o discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta sexta-feira (27). Antes do início da fala de Netanyahu, a delegação do Irã também se levantou do plenário.

Foto: Reprodução de vídeo

Discurso de Netanyahu

Em sua fala, Netanyahu foi recebido com vaias e aproveitou para criticar o Irã, a quem se referiu como uma "maldição". Ele mencionou uma "reconciliação histórica" entre árabes e judeus, enfatizando que estava na ONU para "falar a verdade" sobre Israel. O primeiro-ministro declarou que não tinha intenção de comparecer neste ano, mas sentiu a necessidade de "esclarecer as coisas" diante de mentiras e calúnias. “Israel busca a paz, anseia pela paz, já fez a paz e fará a paz novamente”, afirmou.

 

Ameaças e tensões

Netanyahu acusou o Irã de ter bombardeado Israel pela primeira vez com mísseis lançados de seu território e se mostrou preparado para um conflito. “Se vocês atacarem a gente, nós te atacaremos”, afirmou. Sua declaração ocorre em um contexto de tensões crescentes, com bombardeios de Israel ao Líbano completando uma semana e resultando em mais de 700 mortes.

Destaques