Prefeito Gustavo Nunes elogia Criação do Centro de Memória da Usiminas em Ipatinga

Evento contou com a presença de vários representantes de diversos setores do estado e do país

Por Plox

27/10/2021 11h18 - Atualizado há mais de 2 anos

Durante visita ao Centro Histórico da Usiminas, inaugurado nessa terça-feira (26) no bairro Castelo, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), parabenizou a empresa pelos seus 59 anos que, antes mesmo do município ser instituído, já operava na região.

“A Usiminas chegou antes mesmo do que a própria cidade de Ipatinga. Se formos parar para analisar todo o contexto histórico do nosso município, a cidade foi construída ao entorno da Usiminas, com o apoio da Usiminas, com apoio da Fundação São Francisco Xavier e nós estamos aqui comemorando os 59 anos e, claro, fazendo a inauguração desse Centro Histórico da Usiminas contando a sua história e contando a história da cidade”, afirmou o prefeito.

 

 

Além de Gustavo, o evento reuniu o presidente Sergio Leite; do presidente da Ternium Brasil, Marcelo Chara; do presidente da Nippon Steel América Latina, Yuichi Akiyama; do presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes e outros representantes. Em um dos vários momentos da cerimônia de inauguração, foi lida uma carta de Conceição Soares, viúva do ex-presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares. Ela parabenizou os trabalhos de Sergio Leita à frente da empresa.

Foto: Marcelo Augusto / Plox

O Centro de Memória Usiminas abre suas portas em um prédio que é patrimônio arquitetônico da cidade de Ipatinga e com a expectativa de reforçar um conjunto de bens que foram recentemente restaurados pela empresa e entregues à população como a Academia Olguin, a Estação Pedra Mole e a Fazendinha. Para o presidente da empresa, Sergio Leite, o Centro de Memória será um legado histórico para a memória do Vale do Aço e da indústria no Brasil. “No momento que a empresa caminha para o seu 60º aniversário de operação, entregamos à população não só de Minas Gerais, mas para o Brasil, um ambiente para experiência e que evidencia a história da nossa indústria”, afirma Leite. 

Sergio Leite em sua fala. (Foto: Plox)

 

Ainda conforme o presidente da empresa, a proposta é proporcionar aos visitantes do Centro de Memória uma viagem ao passado, a vivência de momentos importantes para a formação da cidade como ela é hoje e um resgate da identidade da região. “Hoje, ainda temos uma cidade jovem e convivemos com os pioneiros de sua construção. Mas é importante que tenhamos esse registro sempre em andamento para que esse legado se mantenha para as próximas gerações. É mais um presente que oferecemos à comunidade, mais uma forma de ampliarmos e incentivarmos o acesso à cultura.” 

Representando as mulheres, Ana Gabriela Dias Cardoso. Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais, é homenageada. (Foto: Plox)

 

Descerramento da placa de inauguração. (Foto: Marcelo Augusto / Plox)

 

Fita simbólica sendo desamarrada.  (Foto: Marcelo Augusto / Plox)

 

O historiador e curador do espaço, Rodrigo Vivas, acrescenta que diferentemente de um museu, o Centro de Memória é vivo e tem o conceito de conversar com as pessoas, de abrigar não só objetos, como também, apresentar para a população todo um acervo interativo de conhecimento, memória, cultura e inovação. “
A população vivenciará, de forma prática, toda a essência da Usiminas: dos seus processos produtivos às suas práticas de sustentabilidade e tecnologia, bem como, ter acesso à exclusivas obras de arte. Além disso, resgatamos a história do Vale do Aço, tivemos várias escutas com a comunidade, que também são atores da construção desses fatos. Precisamos preservar a nossa história, a nossa memória”, destaca Vivas.
Grande Hotel

Localizado no bairro Castelo, o Grande Hotel Ipatinga foi construído pela Usiminas ainda durante a implantação da usina como importante espaço para hospedar empreendedores siderúrgicos, autoridades nacionais e internacionais, assim como para a realização de eventos. O projeto é do arquiteto Rafael Hardy Filho e a inauguração ocorreu em 1961. O hotel funcionou até os anos de 1990 e foi tombado como patrimônio cultural municipal em 2000, sendo conservado pela Usiminas.

Instituto Usiminas

Responsável pela implantação do Centro de Memória Usiminas, o Instituto Usiminas foi criado em 1993 para atuar em iniciativas nas áreas cultural, esportiva e social. É responsável pela gestão de outros importantes equipamentos culturais em Ipatinga, como o Centro Cultural Usiminas, que conta com o teatro, a Galeria Hideo Kobayashi e a Biblioteca Central de Ideias, além do Teatro Zélia Olguin, outro patrimônio tombado do município. Desde sua criação, é responsável pela gestão dos patrocínios aos projetos apoiados pela Usiminas, por meio das leis de incentivo. 

Serviço:

  • Funcionamento: de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h e no domingo das 10h às 13h
  • Entrada gratuita
  • Reservas para visitação: Agendamentos de grupos e visitas mediadas pelo WhatsApp do Educativo do Instituto Usiminas (31)98437-3330
  • Site e outros endereços on-line: https://www.institutousiminas.com/

 

 

Destaques