Uso de máscaras começa a deixar de ser obrigatório em alguns estados
Liberação não vale para todos os locais como, por exemplo, no transporte público
Por Plox
27/10/2021 19h49 - Atualizado há mais de 3 anos
As máscaras de proteção contra a covid-19 estão deixando de ser obrigatórias em várias cidades do Brasil. A diminuição de novos casos de contaminação e mortes por Covid-19 estão permitindo a flexibilização. As máscaras foram uma das alternativas para tentar diminuir a quantidade de pessoas contaminadas nessa pandemia que já matou cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.
Distrito Federal
Nas cidades do Distrito Federal, o acessório não é mais obrigatório em locais abertos. O uso deverá continuar obrigatório no transporte público de uso coletivo, em espaços públicos fechados, no comércio, indústria e em áreas comuns.
A alteração será válida a partir da próxima quarta-feira, 3 de novembro, segundo o que determina a edição extra do Diário Oficial (DO) do Distrito Federal (DF), publicado nessa terça-feira (26).
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a nova medida com a flexibilização de regras do comércio, fim da restrição do horário de funcionamento comercial e o retorno das aulas das escolas públicas totalmente presenciais. Atualmente, as escolas públicas estão em modelo híbrido, alterando presencial com virtual.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, o uso de máscaras em locais abertos pode se tornar facultativo a partir de dezembro, é o que diz o Governo do Estado.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais aguarda atingir a vacinação de 70% da população do estado para determinar a flexibilização do acessório.
Rio de Janeiro
A Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro aprovou nessa terça-feira (26) um projeto de lei que também dispensa a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais que atenderem critérios estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado.
Para o uso de máscaras se tornar opcional em áreas abertas em municípios cariocas, a cidade precisará seguir alguns critérios como: as taxas de contaminação de Covid-19 precisaram ser consideradas “baixas ou muito baixas”; a vacinação da população do município ser 65% da população total ou 75% dos habitantes com 12 anos, ou mais, com duas doses, ou ainda que tenha se vacinado com dose única.
O estado deverá estipular uma distância mínima entre pessoas sem máscaras mesmo em ambientes abertos.
Cidade de São Paulo continua obrigando o uso
Já a Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo deverá apresentar um novo estudo sobre o uso de máscaras no dia 10 de novembro. A informação foi passada por Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, em entrevista à Globo nesta quarta-feira (27).
Segundo o chefe do executivo, “por enquanto, na cidade de São Paulo, por conta do estudo científico, permanece a obrigatoriedade do uso da máscara".