Esposa de vereador de Ipatinga é detida por desacato em delegacia
Jubia Morais teria acusado a polícia civil de corrupção e fez ameaças ao investigador durante registro de ocorrência.
Por Plox
27/10/2023 06h27 - Atualizado há mais de 1 ano
Jubia Morais, esposa do vereador Fernando Ratske, foi detida na delegacia de Ipatinga após desacatar e difamar a equipe policial durante o registro de um boletim de ocorrência. A mulher, que já havia estado na delegacia em 23 de outubro de 2023, teria se exaltado ao ser orientada sobre os procedimentos judiciais relacionados a um denunciado por ela, identificado como Elias Moreira Júnior, o influenciador Elias da Fonte.

De acordo com boletim de ocorrência, o qual o Plox teve acesso, Jubia teria feito um comentário polêmico em uma data anterior, sugerindo que "nada era resolvido naquela delegacia", chegando a fazer ameaça contra Elias. Ela foi advertida na época sobre a gravidade de suas palavras. Retornando à delegacia nesta quinta-feira (26), acompanhada de uma amiga, a situação tornou-se mais tensa.
O investigador da Polícia Civil tentou orientá-la sobre a necessidade de representação criminal para instaurar o procedimento contra Elias. No entanto, a mulher interrompia constantemente, elevando o tom de voz, e chegou a ameaçar denunciar o investigador, conforme consta no boletim de ocorrência. Momentos depois, dirigindo-se a uma investigadora, Jubia teria alegado que a Polícia Civil de Ipatinga era "corrompida" e que o colega investigador estava "sendo comprado".
Diante das acusações, o investigador informou o chefe da equipe sobre o ocorrido, resultando na detenção da mulher por desacato e difamação.
Por fim, segundo o boletim de ocorrência, ao ser conduzida à viatura, a mulher teria lançado mais uma ameaça direcionada ao investigador, afirmando que "iria cobrá-lo".
Posicionamentos
A reportagem do Plox tentou entrar em contato com o vereador Fernando Ratske para que ele pudesse ter o direito de comentar sobre o ocorrido com sua esposa. Contudo, até a publicação desta matéria, o parlamentar não havia retornado o contato.
Por sua vez, o influenciador Elias da Fonte divulgou nota à imprensa sobre o fato. Confira na íntegra:
"Fui surpreendido com a informação de que a esposa do vereador foi presa dentro da delegacia.
Pelo que foi divulgado, ela teria dito em alto e bom som que “aqui não se resolve nada e que o negócio é matar ele” se referindo a mim diretamente.
Reitero que as medidas judiciais estão sendo tomadas e que nesse momento, a minha maior preocupação é zelar pela minha vida.
Nunca imaginei que divergências políticas fossem motivo para que alguém quisesse matar outra pessoa. Confesso que estou preocupado, mas acredito na Justiça humana e, principalmente, na divina.
Elias Moreira Júnior"