Jovem de 22 anos é morto em confronto dentro de cela no Ceresp
Quatro detentos assumem o crime; investigação interna será instaurada pela direção do Ceresp
Por Plox
27/10/2023 09h01 - Atualizado há mais de 1 ano
Na tarde de ontem quinta-feira (26), um detento de 22 anos foi encontrado morto em sua cela no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Josué Felipe Santiago envolveu-se em um confronto com outros presos e foi agredido.

Após o incidente, quando os policiais penais adentraram a cela, o jovem estava no chão e sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito no local.
Detentos assumem responsabilidade
Quatro detentos se apresentaram à autoridade competente e assumiram a autoria do crime. A Sejusp confirmou que todos foram conduzidos à uma delegacia da Polícia Civil para os procedimentos necessários.
Investigação e posicionamento de entidades
A direção do Ceresp de Betim anunciou que será aberto um procedimento interno para investigar a situação administrativamente. Importante destacar que Josué estava sob custódia desde 29 de março de 2022.
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) emitiu nota, informando que já está a par do acontecido e trabalha no levantamento de mais informações para decidir quais medidas serão tomadas. Além disso, Maikon Vilaça Silva, presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG), comunicou que uma equipe especializada está designada para esclarecer as causas da morte e reportar às autoridades competentes.