Composição de deputados em Minas Gerais não muda com 2º turno das eleições em BH
O resultado do segundo turno das eleições em Belo Horizonte não altera a composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
Por Plox
27/10/2024 19h25 - Atualizado há 2 meses
Fuad Noman (PSD) foi reeleito prefeito da capital neste domingo (27), mantendo o deputado Bruno Engler (PL), que concorria ao cargo, em sua cadeira no Parlamento mineiro. Com isso, mudanças na ALMG ocorrerão apenas devido a eleições concluídas no primeiro turno em outras cidades do estado.
Deputados eleitos prefeitos no 1º turno e entrada dos suplentes
No primeiro turno das eleições municipais de 2024, três deputados estaduais de Minas Gerais foram eleitos prefeitos, o que significa que suplentes assumirão suas cadeiras na ALMG. Douglas Melo (PSD) foi eleito prefeito de Sete Lagoas com 43,23% dos votos e deixará sua vaga para Adalclever Lopes, segundo suplente do PSD, uma vez que o primeiro suplente, Makoto Sekita, também se elegeu prefeito em São Gotardo. Adalclever, ex-presidente da ALMG entre 2015 e 2019, retorna ao Parlamento após quatro mandatos.
Fábio Avelar (Avante), eleito prefeito de Nova Serrana com expressivos 60,85% dos votos, abrirá espaço para Carol Caram, advogada e primeira suplente do Avante, que ocupará uma cadeira na Assembleia em janeiro.
Por sua vez, o deputado Coronel Sandro (PL) venceu em Governador Valadares com 52,95% dos votos. Sua substituição será feita por Amanda Teixeira Dias, também do PL, que atualmente ocupa temporariamente a vaga de Alê Portela, licenciada para atuar como secretária de Estado de Desenvolvimento Social. Com Amanda efetivada, o segundo suplente do PL, Lincoln Drumond, vereador em Coronel Fabriciano, poderá assumir a vaga deixada por Portela.
Outros candidatos do Parlamento mineiro nas eleições
Alguns deputados estaduais também participaram da corrida eleitoral no primeiro turno em diversas cidades mineiras, mas não obtiveram êxito em suas candidaturas. Mauro Tramonte (Republicanos), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, ficou em terceiro lugar com 15,22% dos votos.
Na mesma eleição, a deputada Bella Gonçalves (PSOL) integrou a chapa de Rogério Correia (PT) como candidata a vice-prefeita, alcançando 4,37% dos votos. Em Uberlândia, o deputado Leonídio Bouças (PSDB) concorreu à prefeitura, mas terminou em terceiro lugar com 22,78% dos votos.
Essas movimentações e novas composições de mandatos na ALMG representam um impacto político relevante para o Parlamento mineiro, com a entrada de novos nomes e a experiência de antigos deputados que retornam à Assembleia.