Famosos

Influenciadora 'Esquerdogata' é detida após desacato em Ribeirão Preto

Aline Bardy Dutra, conhecida por apoiar o governo e atuar em transmissões ao vivo sobre justiça fiscal, foi detida após resistir à abordagem policial; Secom nega vínculo da influenciadora com o órgão federal

27/10/2025 às 17:17 por Redação Plox

A influenciadora Aline Bardy Dutra, mais conhecida como “Esquerdogata”, não faz parte da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e tampouco prestou serviços ao órgão, segundo esclarecimento divulgado pela própria Secom.

A Secom afirma que a influenciadora Esquerdogata

A Secom afirma que a influenciadora Esquerdogata "nunca fez parte" da pasta nem prestou qualquer serviço. A afiliação ao PT é de maio de 2022

Foto: Reprodução


Filiação partidária em Ribeirão Preto

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, Aline Bardy Dutra é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde maio de 2022. Ela também integra o diretório do partido em Ribeirão Preto (SP), onde reside.

Documento que comprova a filiação de Aline Bardy Dutra, conhecida como Esquerdogata

Documento que comprova a filiação de Aline Bardy Dutra, conhecida como Esquerdogata

Foto: Reprodução


Ocorrência policial e declaração polêmica

Com mais de 900 mil seguidores nas redes sociais, a influenciadora foi detida após desacatar policiais militares e resistir à prisão durante uma abordagem na madrugada do dia 25, em Ribeirão Preto. Durante o episódio, ela teria tentado descredibilizar a ação policial e afirmou, em determinado momento, que trabalhava “pro governo federal”.

A Secom, contudo, reforçou:

Aline Bardy Dutra não integra e nunca integrou o quadro de servidores da Secom, bem como não presta qualquer tipo de serviço à pasta. – Secom

O contato com Aline não foi possível até o fechamento da matéria, mas o espaço segue disponível para manifestação.

Defesa do governo e presença digital

Nas redes sociais, Aline é conhecida por manifestar apoio ao governo. No sábado (25), ela comentou sobre a declaração recente de Lula, na qual o presidente apontou que traficantes seriam “vítimas” dos usuários de drogas. Segundo a influenciadora, “O tráfico se fortalece porque existe demanda — e essa demanda vem de pessoas doentes, que precisam de tratamento, não de cadeia. É uma questão de saúde pública antes de tudo.”

Atuação em lives e destaque entre apoiadores

No dia 11 de outubro, Aline recebeu o deputado Carlos Zarattini (PT) para uma transmissão ao vivo com o tema “Quem protege os bilionários?”, ressaltando a importância da luta por justiça fiscal.

Já em 9 de outubro, ela compartilhou um post do perfil @eutocomlula, no X (antigo Twitter), incentivando o fortalecimento dos influenciadores de esquerda rumo às eleições de 2026, dando destaque ao seu próprio perfil como recomendação para os seguidores.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a