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Economia
Pedágio eletrônico será implantado na BR-356 entre Ouro Preto e BH após duplicação
Cobrança de R$ 11,16 por viagem será feita no sistema Free Flow, sem praças tradicionais. Investimentos somam R$ 5 bilhões e prometem mais segurança e mobilidade, com descontos para usuários frequentes.
27/10/2025 às 10:14por Redação Plox
27/10/2025 às 10:14
— por Redação Plox
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O trecho entre Ouro Preto e Belo Horizonte, em Minas Gerais, deverá passar a ter cobrança de pedágio para motoristas de carros de passeio. O valor projetado é de R$ 11,16 por viagem, resultado da soma de duas tarifas de R$ 5,58 cada. Essas cobranças estão previstas para serem feitas de forma eletrônica na BR-356, entre Itabirito e Ouro Preto.
Taxa é reajustada para set após a finalização da etapa inicial da construção
Foto: Reprodção / EPR Sul de Minas.
Como funcionará a cobrança eletrônica
O pedágio será operado através do sistema Free Flow, tecnologia que elimina as tradicionais praças de pedágio e utiliza a leitura automática de placas ou TAGs eletrônicos nos veículos que cruzam pórticos instalados na rodovia. Assim, a cobrança ocorre sem paradas, com o valor sendo faturado posteriormente ao proprietário do veículo.
Segundo informações do edital divulgado para a concessão, as tarifas começarão a ser cobradas apenas depois da realização das primeiras obras de duplicação e melhoria do pavimento.
Detalhes da concessão e investimento
O projeto de pedagiamento faz parte do Lote Rodoviário Ouro Preto–Mariana, chamado Via Liberdade, concedido pela administração estadual à iniciativa privada. O leilão foi realizado em setembro na B3, em São Paulo, e teve o Consórcio Rota da Liberdade como vencedor.
A proposta apresentada pelo grupo vencedor foi de R$ 1,7 bilhão, representando um deságio de 13,2% em relação ao teto previsto em edital. O contrato, válido por 30 anos, contempla a administração de 190,1 quilômetros de rodovias, incluindo trechos da BR-356, MG-262 e MG-329.
Obras previstas e origem dos recursos
Estão previstos investimentos totais estimados em R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes do Novo Acordo de Mariana. Esse acordo foi firmado entre o governo federal, os estados, Ministérios Públicos e as mineradoras vinculadas ao desastre de Fundão.
As intervenções programadas incluem:
Duplicação completa da BR-356 até Mariana;
78,7 km de duplicações e 40,6 km de terceiras faixas;
Construção do Contorno Viário de Cachoeira do Campo (7,3 km);
Readequação de acostamentos e áreas de escape;
Ponto de parada e descanso em Amarantina;
Implantação de Centro de Controle Operacional e três bases de serviço.
Início da cobrança e serviços aos motoristas
A previsão é de que a cobrança eletrônica seja implementada apenas após a entrega das primeiras melhorias, que incluem recapeamento, novas sinalizações e trechos já duplicados.
Durante a concessão, a rodovia contará também com serviços gratuitos de assistência 24 horas. Entre eles, estavam previstos atendimento médico de emergência em até 30 minutos e apoio mecânico em até 1h30.
Descontos previstos para quem utiliza com frequência
Os usuários frequentes do sistema Free Flow poderão acessar descontos progressivos. O Desconto de Usuário Frequente (DUF) permite redução de até 95% na tarifa após o 20º uso mensal. Já o Desconto Básico de TAG (DBT) oferece cerca de 5% de abatimento para veículos com TAG ou adesivo eletrônico ativo.
Com essas reduções, o valor efetivo do pedágio pode ficar abaixo de R$ 1 para quem usa a rodovia diariamente, considerando a frequência dos deslocamentos.
Contexto dos acidentes e modernização da rodovia
Entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 646 acidentes na BR-356, um aumento de 14% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O governo estadual aponta as novas obras, incluindo duplicações e áreas de escape, como medidas essenciais para redução dos acidentes e melhoria da mobilidade na ligação entre Minas Gerais Central e os arredores de Belo Horizonte.
É uma região com enorme potencial turístico, que agora recebe investimentos oriundos do Acordo de Mariana, com benefícios diretos para os mineiros
– Governador Romeu Zema
O leilão também gerou economia para o Estado. O vice-governador destacou uma economia de R$ 250 milhões com a concessão, enquanto o secretário de Infraestrutura ressaltou que este é o primeiro contrato a ser monitorado pela nova Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig).
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