Política
Publicidade PUBLICIDADE

Tarcísio de Freitas lidera com menor rejeição para 2026, revela Paraná Pesquisas

Governador de SP tem a menor taxa de rejeição entre os principais pré-candidatos à Presidência, segundo instituto; pesquisa nacional mostra potencial de voto superior ao de Lula e Bolsonaro.

27/10/2025 às 16:59 por Redação Plox

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresenta a menor rejeição entre os possíveis candidatos à Presidência nas eleições de 2026, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pelo instituto Paraná Pesquisas.

Tarcísio lidera com menor índice de rejeição

Segundo o levantamento, 39,3% dos entrevistados disseram que não votariam em Tarcísio “de jeito nenhum”. Esse percentual é mais baixo do que o de outros nomes avaliados, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve rejeição de 47,5%.

De acordo com a Paraná Pesquisas, 5,2% dos eleitores afirmaram não ter conhecimento sobre Tarcísio de Freitas (foto), governador de São Paulo, o que é insuficiente para formar uma opinião sobre ele

De acordo com a Paraná Pesquisas, 5,2% dos eleitores afirmaram não ter conhecimento sobre Tarcísio de Freitas (foto), governador de São Paulo, o que é insuficiente para formar uma opinião sobre ele

Foto: Agência Brasil


Jair Bolsonaro (PL) aparece com 50,7% de rejeição, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) registra 49,6%. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) obteve o maior índice, com 53,9% dos entrevistados afirmando que não votariam nele.

Potencial de voto e reconhecimento

A despeito do menor índice de rejeição, Tarcísio ainda não é amplamente conhecido pelo eleitorado nacional. Entre os participantes do estudo, 5,2% afirmaram não conhecê-lo o suficiente para opinar, enquanto 16,2% declaram que votariam com certeza em Tarcísio e 38,1% dizem que poderiam votar nele. O potencial de voto do governador paulista chega a 54,3%.

No caso de Lula, 27,6% indicaram voto certo e 23,9% consideram a possibilidade de votar, totalizando um potencial de 51,5%. Jair Bolsonaro soma 48,1% de potencial de voto, com 25,2% de votos possíveis e 22,9% de votos certos. Michelle Bolsonaro tem 48,4% de potencial, enquanto Flávio Bolsonaro alcança 41,7%.

Detalhes da pesquisa nacional

O levantamento foi realizado pelo Paraná Pesquisas entre os dias 21 e 24 de outubro, abrangendo 2.020 pessoas em todo o Brasil. O nível de confiança do estudo é de 95%, e a margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a