Semana Global do Empreendedorismo movimenta Vale do Aço e Rio Doce

27/11/2019 13:10

Na região, 43 cidades foram contempladas com cerca de 100 ações, que se estendem até o fim de novembro

Publicidade

O Sebrae realizou na última semana, em todo o País, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE). A 12ª edição do maior evento de empreendedorismo do mundo, que também acontece em outras 170 nacionalidades, contou com uma extensa programação, que incluiu aproximadamente 2.600 eventos, realizados em 386 cidades de Minas Gerais. Na Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, 43 cidades foram contempladas com cerca de 100 ações, algumas das quais se estendem até o fim de novembro. 

Transformação Digital

Na microrregião de Ipatinga, um dos eventos da SGE foi o “Seminário de Transformação Digital”. Realizado no auditório da Fiemg, a capacitação teve como objetivo levar conhecimento sobre as grandes mudanças no ambiente empresarial e também abordar os conceitos de transformação digital. 

SebraeFoto: divulgação/Sebrae

O seminário contou com um link ao vivo on line de Luisa Trotta, Account Strategist da Google, que apresentou aos participantes um debate sobre o que a Google tem feito para atuar na transformação digital nas empresas. O encontro contou também com a participação de Vanessa Donnianni (Vtex), que falou sobre o tema “Como desenvolver competências para atuar no mercado digital”, e com o consultor Andrea Iorio, que abordou o assunto “O processo da transformação digital”.

Empreendedores de Elite

O seminário “Empreendedores de Elite”, realizado no hotel San Diego, também foi um dos destaques da programação da SGE. A ação teve o intuito de capacitar empreendedores com o conteúdo de liderança, formação de equipe e solução de problemas críticos. Entre os palestrantes, estavam Giovani Cota Fonseca, com o tema “Resgatando os Comportamentos Empreendedores (CCEs); o fundador da Refrimag, Anderson Meninho, que abordou “Oportunidades em meio aos Desafios”, e o capitão veterano da Polícia Militar do Rio de Janeiro e subcomandante do Bope, Paulo Storani, com a palestra “Construindo uma tropa de elite”.

sebrae-3Foto: divulgação/Sebrae

“Trago uma experiência do mundo corporativo comparado às equipes de alta performance, com objetivo de colocar para os empreendedores a importância da disciplina, do foco e da determinação, como características principais para o sucesso”, destaca Storani. 

Jovens Protagonistas do Futuro

Para encerrar a Semana Global do Empreendedorismo, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, levou o conceito de empreender para 4 mil alunos, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, com a atividade “Jovens Protagonistas do Futuro”. A ação, realizada no anexo do estádio Ipatingão, teve a proposta de reunir os alunos para vivenciar uma experiência e, assim, despertar o desejo de desenvolver atitudes empreendedoras. 

sebrae-1Foto: divulgação/Sebrae

Para o diretor de operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, a atividade foi uma dos maiores mobilizações da SGE em Minas. “Reunimos milhares de alunos, para demonstrar por meio de cases e experiências concretas, que o empreendedorismo transforma realidades e cria protagonistas para atuar no desenvolvimento do futuro”, enfatiza o diretor.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, também esteve presente no evento. “Essa atividade é uma oportunidade de mostrar para os nossos jovens a importância de empreender e de buscar um diferencial para considerar um mercado de trabalho no futuro”, destaca Nardyello.

Com uma abordagem dinâmica, o evento contou com cinco arenas expositoras, onde foram apresentados projetos desenvolvidos pelas escolas. O jovem empreendedor Davi Braga, de 18 anos, contou que iniciou a trajetória nos negócios com apenas 13 anos, criando uma plataforma para simplificar a comercialização de materiais escolares.  “Eu acredito no empreendedorismo como uma ferramenta de transformação social e empoderamento dos jovens. Meu objetivo foi apresentar esses conceitos e despertar nessas crianças habilidades empreendedoras”.  Ensinamentos que o estudante de 14 anos Alex Júnior Santos pretende colocar em prática. “Saio da palestra com uma visão diferente. A experiência do Davi me fez perceber que para ser um bom profissional é preciso buscar desde já”, disse.
 



Publicidade