Principal cientista do projeto nuclear iraniano é assassinado; Irã acusa Israel

Em um comunicado divulgado pela agência estatal de noticias iraniana, o alto comando das forças armadas iranianas disseram que uma “vingança pesada” está à espera dos assassinos de Mohsen Fakhrizadeh.

Por Plox

27/11/2020 15h29 - Atualizado há mais de 3 anos

Mohsen Fakhrizadeh, tido como o principal cientista por trás do projeto nuclear iraniano, foi morto nesta sexta-feira (27), na província de Damavand, em Teerã. 


Segundo o Ministério da Defesa do Irã, o cientista estava em seu carro no momento em que foi baleado. Fakhrizadeh ainda teria sido resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos. 


De acordo com relatos de testemunhas, no momento em que o cientista foi baleado houve um barulho de explosão, seguido de rajadas de tiros. O governo do Irã acusou o Israel como responsável pela morte do cientista. 


Segundo o jornal americano “New York Times”, Mohsen Fakhrizadeh era tido como um dos alvos mais cobiçados pela Mossad, o serviço secreto israelense. 

 

Foto: Divulgação/IRNA


Pelo lado israelense, o primeiro ministro Benjamin Netanyahu afirmou que não comentaria a morte do cientista. 
Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã, classificou a morte do cientista como “uma covardia” e como um “ato terrorista”, e disse ainda que para o Irã há “sérias indicações do papel israelense” no assassinato. 

Foto: Reprodução/Twitter


“Terroristas assassinaram um eminente cientista iraniano hoje. Esta covardia - com sérias indicações do papel israelense - mostra uma guerra desesperada contra os perpetradores. O Irã apela à comunidade internacional - e especialmente à UE - para acabar com seus vergonhosos padrões duplos e condenar este ato de terrorismo de estado”, escreveu o ministro Zarif em uma postagem no Twitter. 


Para os serviços secretos dos Estados Unidos e do Israel, Mohsen Fakhrizadeh era considerado o principal cientista por trás do projeto nuclear iraniano. Ele teria trabalhado por cerca de duas décadas no “programa de armas nuclear” do Irã, até que fosse interrompido oficialmente no ano de 2000. 


No entanto, esses mesmos serviços secretos suspeitam que Fakhrizadeh tenha continuado trabalhando secretamente em projetos iranianos. 


Em um comunicado divulgado pela agência estatal de noticias iraniana, o alto comando das forças armadas iranianas disseram que uma “vingança pesada” está à espera dos assassinos de Mohsen Fakhrizadeh. 

Destaques