Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Anvisa manda recolher lotes de vinagre de maçã por irregularidades na composição
Agência identificou dióxido de enxofre acima do limite permitido e não declarado no rótulo; comercialização, distribuição e consumo do produto foram suspensos
27/11/2025 às 07:45por Redação Plox
27/11/2025 às 07:45
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes do vinagre de maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A. A decisão consta em resolução publicada na edição de quarta-feira (26/11) do Diário Oficial da União, que suspende a comercialização, distribuição e consumo do produto.
Análises quantitativas detectaram reprovação de lotes de produtos da marca Castelo quanto ao teor de dióxido de enxofre
Foto: Reprodução
Laudo aponta excesso de dióxido de enxofre
O Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal, reprovou o vinagre de maçã Castelo no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.
Segundo a Anvisa, a avaliação identificou no produto uma quantidade de dióxido de enxofre não informada no rótulo. Foram encontrados 340,65 mg/kg da substância, enquanto o limite máximo permitido para esse tipo de alimento é de 200 mg/kg.
Em nota, a Anvisa destacou que a presença de dióxido de enxofre em alimentos, especialmente quando não declarada na embalagem, pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico.
Empresa afirma colaborar com autoridades
A Castelo Alimentos S/A informou que está adotando as medidas necessárias e que coopera com os órgãos reguladores.
Em comunicado, a empresa afirmou manter o compromisso com a qualidade, segurança e transparência, ressaltando que esses valores orientam sua atuação ao longo de 120 anos de história e que a confiança do consumidor está relacionada à consistência e ao cuidado com a excelência de seus produtos.
Ministério da Saúde anuncia compra de imunizante contra VSR para gestantes, enquanto Anvisa amplia uso da Arexvy para adultos a partir de 50 anos com risco elevado de complicações respiratórias
Ministério da Saúde anuncia compra de imunizante contra VSR para gestantes, enquanto Anvisa amplia uso da Arexvy para adultos a partir de 50 anos com risco elevado de complicações respiratórias