Saúde

Anvisa manda recolher lotes de vinagre de maçã por irregularidades na composição

Agência identificou dióxido de enxofre acima do limite permitido e não declarado no rótulo; comercialização, distribuição e consumo do produto foram suspensos

27/11/2025 às 07:45 por Redação Plox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes do vinagre de maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A. A decisão consta em resolução publicada na edição de quarta-feira (26/11) do Diário Oficial da União, que suspende a comercialização, distribuição e consumo do produto.


Análises quantitativas detectaram reprovação de lotes de produtos da marca Castelo quanto ao teor de dióxido de enxofre

Análises quantitativas detectaram reprovação de lotes de produtos da marca Castelo quanto ao teor de dióxido de enxofre

Foto: Reprodução

Laudo aponta excesso de dióxido de enxofre

O Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal, reprovou o vinagre de maçã Castelo no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.

Segundo a Anvisa, a avaliação identificou no produto uma quantidade de dióxido de enxofre não informada no rótulo. Foram encontrados 340,65 mg/kg da substância, enquanto o limite máximo permitido para esse tipo de alimento é de 200 mg/kg.

Em nota, a Anvisa destacou que a presença de dióxido de enxofre em alimentos, especialmente quando não declarada na embalagem, pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico.

Empresa afirma colaborar com autoridades

A Castelo Alimentos S/A informou que está adotando as medidas necessárias e que coopera com os órgãos reguladores.

Em comunicado, a empresa afirmou manter o compromisso com a qualidade, segurança e transparência, ressaltando que esses valores orientam sua atuação ao longo de 120 anos de história e que a confiança do consumidor está relacionada à consistência e ao cuidado com a excelência de seus produtos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a