Educação

ALMG avança em proposta para garantir merenda escolar em fins de semana e feriados

Substitutivo incorpora oferta de alimentação aos sábados, domingos e feriados à Política Estadual de Segurança Alimentar, sem criar novo programa e buscando evitar aumento de despesas

27/11/2025 às 07:29 por Redação Plox

Merenda escolar aos sábados, domingos e feriados pode virar realidade na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (26/11), a proposta avançou na Assembleia Legislativa ao receber parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, ficando pronta para ser apreciada em plenário.

Proposta busca assegurar alimentação aos alunos da rede estadual também nos fins de semana

Proposta busca assegurar alimentação aos alunos da rede estadual também nos fins de semana

Foto: GOV


Apresentada pelo deputado Bruno Engler (PL), a iniciativa original previa a criação do programa “Merenda Feliz”, instituindo uma nova legislação para autorizar o Estado a oferecer alimentação escolar aos estudantes da rede estadual também nos fins de semana e feriados.

Na tramitação, porém, o texto recebeu um substitutivo do deputado Antonio Carlos Arantes (PL). A nova versão deixa de criar um programa específico e passa a incluir a oferta de merenda em fins de semana e feriados como diretriz da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Pesans).

Diretrizes para segurança alimentar no estado

Ao justificar a mudança, o relator apontou que a proposta analisada anteriormente pela Comissão do Trabalho — que ampliava o fornecimento de merenda para o período de recesso escolar e para famílias em situação de vulnerabilidade social — poderia gerar aumento de despesas públicas. O substitutivo é apresentado como uma forma de incorporar a iniciativa ao marco existente da política de segurança alimentar, em vez de criar um novo programa autônomo.

No texto do projeto, o deputado Bruno Engler argumenta que a ampliação da merenda escolar é uma resposta à realidade de parte dos estudantes da rede estadual.

Infelizmente, existem números alunos carentes em Minas Gerais que não têm uma alimentação adequada em casa e só se alimentam no ambiente escolar. A insegurança alimentar é uma triste realidade do Brasil e de Minas Gerais, que precisa ser atacada de frente pelo poder público. Por isso, propomos a iniciativa de se instituir no Estado um programa de merenda escolar nos finais de semana.Deputado Bruno Engler

Alcance da proposta e próximos passos

A iniciativa busca fortalecer a segurança nutricional de estudantes da rede estadual, ao garantir alimentação também em períodos em que tradicionalmente não há aulas presenciais, como sábados, domingos e feriados.

Com a aprovação na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o texto segue agora para análise em plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Se aprovado pelos deputados e posteriormente sancionado, passará a integrar as diretrizes da política estadual voltada ao combate à insegurança alimentar.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a