Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Educação
ALMG avança em proposta para garantir merenda escolar em fins de semana e feriados
Substitutivo incorpora oferta de alimentação aos sábados, domingos e feriados à Política Estadual de Segurança Alimentar, sem criar novo programa e buscando evitar aumento de despesas
27/11/2025 às 07:29por Redação Plox
27/11/2025 às 07:29
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Merenda escolar aos sábados, domingos e feriados pode virar realidade na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (26/11), a proposta avançou na Assembleia Legislativa ao receber parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, ficando pronta para ser apreciada em plenário.
Proposta busca assegurar alimentação aos alunos da rede estadual também nos fins de semana
Foto: GOV
Apresentada pelo deputado Bruno Engler (PL), a iniciativa original previa a criação do programa “Merenda Feliz”, instituindo uma nova legislação para autorizar o Estado a oferecer alimentação escolar aos estudantes da rede estadual também nos fins de semana e feriados.
Na tramitação, porém, o texto recebeu um substitutivo do deputado Antonio Carlos Arantes (PL). A nova versão deixa de criar um programa específico e passa a incluir a oferta de merenda em fins de semana e feriados como diretriz da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Pesans).
Diretrizes para segurança alimentar no estado
Ao justificar a mudança, o relator apontou que a proposta analisada anteriormente pela Comissão do Trabalho — que ampliava o fornecimento de merenda para o período de recesso escolar e para famílias em situação de vulnerabilidade social — poderia gerar aumento de despesas públicas. O substitutivo é apresentado como uma forma de incorporar a iniciativa ao marco existente da política de segurança alimentar, em vez de criar um novo programa autônomo.
No texto do projeto, o deputado Bruno Engler argumenta que a ampliação da merenda escolar é uma resposta à realidade de parte dos estudantes da rede estadual.
Infelizmente, existem números alunos carentes em Minas Gerais que não têm uma alimentação adequada em casa e só se alimentam no ambiente escolar. A insegurança alimentar é uma triste realidade do Brasil e de Minas Gerais, que precisa ser atacada de frente pelo poder público. Por isso, propomos a iniciativa de se instituir no Estado um programa de merenda escolar nos finais de semana.Deputado Bruno Engler
Alcance da proposta e próximos passos
A iniciativa busca fortalecer a segurança nutricional de estudantes da rede estadual, ao garantir alimentação também em períodos em que tradicionalmente não há aulas presenciais, como sábados, domingos e feriados.
Com a aprovação na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o texto segue agora para análise em plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Se aprovado pelos deputados e posteriormente sancionado, passará a integrar as diretrizes da política estadual voltada ao combate à insegurança alimentar.
Ministério da Saúde anuncia compra de imunizante contra VSR para gestantes, enquanto Anvisa amplia uso da Arexvy para adultos a partir de 50 anos com risco elevado de complicações respiratórias
Ministério da Saúde anuncia compra de imunizante contra VSR para gestantes, enquanto Anvisa amplia uso da Arexvy para adultos a partir de 50 anos com risco elevado de complicações respiratórias