Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
Saiba quem era o mineiro morto em combate na guerra da Ucrânia
Lucas Lima, de 30 anos, natural de São Geraldo, deixou Minas para perseguir o sonho de carreira militar e morreu como voluntário das forças de defesa ucranianas, em um conflito que já vitimou outros brasileiros
27/11/2025 às 14:57por Redação Plox
27/11/2025 às 14:57
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A confirmação da morte do mineiro Lucas Lima, de 30 anos, mergulhou São Geraldo, na Zona da Mata de Minas Gerais, em luto nesta semana. O brasileiro, que havia viajado à Ucrânia como voluntário das forças de defesa, morreu durante um ataque em uma área de confrontos intensos. A família recebeu a notícia na quarta-feira (26), informada por colegas que também atuam no país em guerra.
Segundo os familiares, esse caminho resultou do interesse cada vez maior pela vida militar
Foto: Divulgação
Jovem de São Geraldo sonhava com carreira militar
Natural de São Geraldo, Lucas deixou o Brasil em 18 de julho deste ano para, segundo a família, realizar o sonho de seguir carreira militar e contribuir com a causa ucraniana. Antes de embarcar, trabalhou por quatro anos em uma metalúrgica e fez cursos de vigilante e escolta armada. A trajetória, relatam os familiares, era consequência do interesse crescente pela vida militar.
Perfil de Lucas e últimos contatos com a família
Parentes contam que Lucas era muito querido na cidade e que costumava fazer todos rirem. O contato com a família era feito apenas quando ele estava em algum acampamento militar. Por razões de segurança, ele não revelava a cidade onde atuava na linha de frente.
A suspeita é de que a morte tenha ocorrido há cerca de três semanas, mas a confirmação só veio recentemente, após a publicação de um colega que servia com ele na Ucrânia. A última informação recebida pela família indicava que Lucas estava em um carro militar, a caminho de uma missão.
Brasileiros na guerra e contexto do conflito
O caso de Lucas se soma ao de outros brasileiros que se voluntariaram para lutar na guerra da Ucrânia e acabaram mortos em combate. A morte do mineiro evidencia o alcance humano do conflito, que afeta famílias muito além das fronteiras europeias.
O confronto entre Rússia e Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022. Atualmente, negociações envolvendo Estados Unidos, Rússia e Ucrânia tentam construir uma proposta de paz que inclui possíveis concessões territoriais — como Donetsk, Luhansk e a Crimeia — ainda em discussão.
Ministério da Saúde anuncia compra de imunizante contra VSR para gestantes, enquanto Anvisa amplia uso da Arexvy para adultos a partir de 50 anos com risco elevado de complicações respiratórias
Ministério da Saúde anuncia compra de imunizante contra VSR para gestantes, enquanto Anvisa amplia uso da Arexvy para adultos a partir de 50 anos com risco elevado de complicações respiratórias