Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Lula defende fim da escala 6x1 e senador Cleitinho apoia proposta
Em mensagem de Natal, presidente sugere ampliar dias de descanso sem reduzir salários e posicionamento de Cleitinho reacende debate sobre jornada de trabalho no país
27/12/2025 às 07:22por Redação Plox
27/12/2025 às 07:22
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O senador Cleitinho (Republicanos) publicou nas redes sociais, nesta sexta-feira (26/12), um vídeo em que replica um trecho do pronunciamento de Natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na fala, Lula defende o fim da escala 6x1 para os trabalhadores, o que na prática significaria ampliar o número de dias de descanso sem redução de salários. Cleitinho afirma não ser aliado do presidente, mas declara apoio à proposta.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defende o fim da escala 6 X 1 para os trabalhadores
Foto: Reprodução/Instagram
O pronunciamento de Natal do presidente foi exibido em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de 24 de dezembro. No discurso, Lula destacou que a mudança na jornada deve partir do debate entre representantes da sociedade e do Congresso, com o objetivo de garantir mais tempo de descanso aos trabalhadores brasileiros.
Pronunciamento de Lula e lembrança do pai de Cleitinho
Na mensagem, Lula reforçou que considera o tema responsabilidade dos representantes eleitos no país, ao tratar da possibilidade de alterar o modelo de trabalho que prevê seis dias de serviço para um de folga.
Ao comentar o trecho do presidente em sua publicação, Cleitinho faz referência ao pai, comerciante em Divinópolis, que morreu em março de 2024. Segundo o senador, o pai trabalhava todos os dias do ano, sem descanso, experiência familiar que ele cita para justificar o apoio ao fim da escala 6x1.
Com a repercussão do pronunciamento e da manifestação do senador, o debate sobre a jornada de trabalho volta ao centro das discussões políticas, envolvendo tanto o governo federal quanto parlamentares e diferentes setores da sociedade.