Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Comércio em Minas pode funcionar mesmo em onda vermelha do Minas Consciente

Liberação do Comitê Covid-19 também vale na onda vermelha, mas com protocolos e maior distanciamento.

28/01/2021 às 22:14 por Redação Plox

Foram publicadas no Diário Oficial Minas Gerais desta quinta-feira (28/1/21) as Deliberações 120 e 122 do Comitê Extraordinário Covid-19 atualizando o Minas Consciente, plano do governo que orienta as atividades socioeconômicas nas macrorregiões de saúde do Estado para conter o avanço da doença.

Conforme anunciado pelo governo por meio da Agência Minas, nesta fase 3 do plano, a atualização das normas trata não mais da retomada de atividades conforme os riscos, mas de procedimentos para o funcionamento de todas as atividades socioeconômicas, independentemente da onda em que se encontrar a macrorregião.

Assim, atividades como o comércio em geral e eventos públicos ou privados, por exemplo, podem ser liberadas mesmo que o município se encontre na onda vermelha, a de maior risco para a doença e até então a de maior restrição para o funcionamento de atividades em relação às ondas amarela, de média restrição, e verde, de menor restrição.

Contudo, há regras mais rígidas levando em conta, por exemplo, o distanciamento social,  com maior restrição na onda vermelha mesmo para serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.

Segundo já havia sido anunciado pelo governo, nos serviços essenciais o distanciamento linear entre as pessoas, que era de dois metros na onda vermelha, passa a ser de três metros. Esse distanciamento vale também para todos os demais serviços e eventos que passam a ser permitidos na onda vermelha.

Nas ondas amarela e verde, o distanciamento social é menor, de 1,5 metros entre as pessoas nos dois casos.

Público - Conforme a Deliberação 122, a realização de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões e cursos presenciais, é permitida na onda vermelha desde que com o limite de 30 pessoas ou o equivalente a uma pessoa a cada 10 m² para ambientes fechados e uma a cada 4 m² para ambientes abertos.

Na onda amarela, os limites são de 100 pessoas ou uma pessoa a cada 4 m²; na onda verde, de até 250 pessoas presentes, ou de uma pessoa também a cada 4 m², sem distinção mencionada para espaços abertos ou fechados nesta deliberação.

Conforme divulgou o governo, na onda vermelha o limite para ocupação é de até 50% para hotéis e atrações naturais e culturais e os estabelecimentos de serviços não-essenciais devem limitar o atendimento a um cliente por atendente. Contudo, se não houver atendimento ao público, ou se o espaço for a céu aberto, a capacidade de ocupação pode aumentar, com uma pessoa a cada 4 m² na onda.    

Na onda amarela, a ocupação limite é de até 75% de ocupação, podendo chegar a 100% na onda verde.

Para todas as ondas,  ficam mantidas orientações como proibição de auto atendimento pelo cliente (self service); estímulo ao teletrabalho dos funcionários e ao atendimento com agendamento prévio;  e aferição obrigatória de temperatura de funcionários e clientes.

Funcionamento, e não mais abertura - Para a adoção dos novos parâmetros em vigor, a Deliberação 120 também publicada nesta quinta (28) faz adequações ao plano Minas Consciente no que toca às fases relativas às ondas. O que até então eram citadas no plano como fases de abertura, quanto às atividades, passam a ser fases de funcionamento.

Da mesma forma, os protocolos sanitários epidemiológicos tratados em anexo da deliberação passam a contemplar todas as atividades socioeconômicas e aplicáveis a pessoas naturais e jurídicas observadas as fases de funcionamento.

Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

Empresário de Ipatinga é convidado por Lula a integrar "Conselhão" Econômico

O CDESS, recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023 após ser extinto em 2019, reúne mais de 200 conselheiros de diversos setores da sociedade

Conheça as ações feitas em Ipatinga com a destinação do imposto de renda
ECONOMIA

Contribuintes podem destinar Imposto de Renda para fundos da Criança e Adolescente e da Pessoa Idosa

Conheça as ações feitas em Ipatinga com a destinação do imposto de renda

azeite.jpg
ECONOMIA

Ministério proíbe venda de seis marcas de azeites fraudados

Nesta segunda-feira (8), os rótulos Oliveiras do Conde, Quinta Lusitana, Quinta D’Oro, Évora, Costaranera e Olivais do Porto devem ser recolhidos do mercado

Saritur
ECONOMIA

Valor da passagem de ônibus pode ter queda em Ipatinga

Prefeitura encaminhou projeto à Câmara para subsidiar parte do valor da passagem no município

para você
Reprodução
EMPREGO

Vagas de emprego em Ipatinga

Empresa de Ipatinga libera mais de 50 vagas em vários setores da área industrial

POLíTICA

Justiça decide polêmica no PRTB e número 28 é de uso exclusivo de Jadson à prefeito de Ipatinga

Candidato comemorou a decisão judicial e criticou o que ele chama de tentativas de grupos opositores de retirá-lo da disputa

Ipatinga Futebol Clube
ESPORTES

Com gol no último minuto, Ipatinga vence Uberaba e está classificado para o hexagonal

Robertinho fez um lindo gol em um rápido contra-ataque

pmi-educação.JPG
EDUCAçãO

Ipatinga: Congresso de Educação reúne representantes de mais de 15 cidades de MG 

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Google, a empresa GetEdu e o Sistema de Ensino Aprende Brasil