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Minas Gerais pretende dobrar número de radares nas rodovias até 2026; saiba mais

A medida está prevista em um edital lançado no final de dezembro.

28/01/2025 às 11:43 por Redação Plox

 

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) planeja mais que dobrar a quantidade de redutores eletrônicos de velocidade nas rodovias do estado até 2026. A medida está prevista em um edital lançado no final de dezembro.

Com a nova licitação, a gestão dos radares passará a ser responsabilidade de outra empresa a partir de julho de 2025. O DER-MG informou que a abertura das propostas está marcada para o dia 10 de fevereiro. Atualmente, cerca de 580 radares operam nas rodovias mineiras, mas o objetivo é instalar mais 764 equipamentos, totalizando 1,3 mil dispositivos, conforme destacou Cristiano Coelho, diretor de Operação Viária do órgão.

 

Foto: BHtras

Além do aumento no número de radares, o diretor enfatizou a expansão de outros programas, como as praças de pesagem. "Os investimentos do DER não se limitam ao controle de velocidade. Estamos ampliando os esforços para melhorar as condições da malha rodoviária em outros aspectos de segurança, como reforço na sinalização e implementação de dispositivos de contenção", detalhou Coelho.

A definição dos locais para os novos radares é feita com base em estudos técnicos, que levam em conta dados sobre pontos críticos de acidentes e trechos com maior fluxo de veículos. A implantação será gradativa, com previsão de conclusão até o final de 2026, e o investimento estimado é de R$ 313.203.444,11.

Segundo o DER-MG, a licitação será dividida em sete lotes regionais. Os seis primeiros englobam estudos técnicos, instalação, operação, manutenção, realocação e monitoramento dos equipamentos, além do fornecimento de dados e imagens ao Centro de Gerenciamento Operacional e Processamento (CGOP). O sétimo lote será responsável pelo gerenciamento operacional, incluindo análise das ocorrências registradas pelos radares.

Os radares, equipados com tecnologia avançada, são capazes de capturar dados além das infrações de trânsito, como tipo de transporte, volume de tráfego, velocidade média e tempo estimado de percurso. Essas informações são essenciais para o planejamento e execução de melhorias nas rodovias estaduais.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidades severas para quem excede os limites de velocidade, incluindo multas que podem chegar a R$ 880,41 e até a suspensão da habilitação. No entanto, apenas 0,1% dos veículos que passam pelos radares são multados, de acordo com o DER-MG. "Quando observamos que 99% dos motoristas respeitam os limites de velocidade, podemos concluir que as rodovias estão mais seguras", afirmou Coelho, destacando a importância do controle de velocidade na prevenção de acidentes.

O professor e especialista em segurança no trânsito, Agmar Bento, reforça a relevância dos radares como instrumento para reduzir a gravidade dos acidentes causados pelo excesso de velocidade. "Acidentes em alta velocidade geralmente são mais graves e resultam em vítimas. Controlar a velocidade é uma das medidas mais eficazes para diminuir esse tipo de ocorrência", explicou. Ele também defendeu a necessidade de combinar os radares com outros dispositivos de segurança, como sinalizações adequadas.

Bento destacou que, em um estado com uma malha rodoviária extensa como Minas Gerais, os dispositivos eletrônicos são ferramentas essenciais para garantir a segurança, complementando a fiscalização presencial, que não consegue cobrir toda a extensão das rodovias.

 

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