Cachorro comunitário morre após ser baleado; polícia apura caso no Paraná

Animal era cuidado por moradores do bairro Tocantins, no oeste do Paraná, passou por cirurgia de emergência, mas não resistiu; Polícia Civil investiga autoria e motivação do disparo

28/01/2026 às 12:30 por Redação Plox

Um cachorro comunitário conhecido como Abacate morreu nesta terça-feira (27) após ser atingido por um tiro no bairro Tocantins, em Toledo, no oeste do Paraná. O animal era cuidado por moradores da região e circulava livremente pelas casas e ruas do bairro.


Cachorro comunitário chamado Abacate morreu após levar um tiro em Toledo, no Paraná.

Cachorro comunitário chamado Abacate morreu após levar um tiro em Toledo, no Paraná.

Foto: Cedidas

Durante o atendimento veterinário inicial, foi constatado que o disparo perfurou o intestino de Abacate. A bala não ficou alojada no corpo do animal.

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) informou que instaurou investigação para apurar o caso e identificar o autor do disparo.

Atendimento de emergência não conseguiu salvar o animal

De acordo com a equipe de Proteção Animal de Toledo, moradores encontraram o cachorro ferido e acionaram o atendimento de uma clínica veterinária particular. Ao verificar que o ferimento havia sido causado por arma de fogo, a profissional responsável entrou em contato com a equipe municipal.

Após a realização dos exames, foi constatado que o cão foi, de fato, alvejado por disparo de arma de fogo, encontrando-se em estado grave, com perfurações profundas e comprometimento renal, atingindo ambos os rins. equipe de Proteção Animal de Toledo

A veterinária identificou que o projétil atravessou o corpo do cachorro e causou perfurações em dois pontos do intestino, o que levou à contaminação da cavidade abdominal com conteúdo intestinal. O animal foi submetido a uma cirurgia de emergência para tentar reparar as lesões, mas não resistiu ao procedimento e morreu.

Cachorro era cuidado por moradores do bairro

Imagens registradas por moradores mostram Abacate circulando pelo bairro e sendo acolhido nas casas. O cachorro costumava dormir na residência de uma moradora do Tocantins e, todas as manhãs, arranhava o portão para sair às ruas.

Na manhã de terça-feira, a moradora liberou o animal como de costume. Por volta das 11h, no entanto, encontrou o cachorro ferido.

Segundo Leandro Volanick, Abacate apareceu no bairro há cerca de cinco meses, ainda filhote. Desde então, os moradores se organizaram para cuidar do animal e já haviam planejado a castração para os próximos dias.

Leandro relatou que o cachorro recebia alimentação, água e abrigo de diversos vizinhos e era tratado como um integrante da comunidade. O clima entre os moradores é de indignação com a forma como o animal morreu e com a violência registrada no bairro.

Polícia investiga autoria e motivação do disparo

A motivação do crime ainda não foi esclarecida. A PC-PR informou que os detalhes do caso serão apurados no inquérito, que busca esclarecer as circunstâncias do disparo e identificar o responsável pelo tiro que matou o cachorro comunitário.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a