Quarta-feira terá calor, chuva e risco de temporais em grande parte do Brasil

Previsão para 28 de janeiro de 2026 aponta pancadas de chuva moderadas a fortes, sensação de abafamento e rajadas de vento, com destaque para temporais isolados em várias regiões do país

28/01/2026 às 07:33 por Redação Plox

Esta quarta-feira (28/1) será marcada por calor, alta umidade e mudança no tempo em grande parte do Brasil, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. A última semana de janeiro de 2026 deve ser dominada por temporais típicos de verão em várias regiões do país.

De acordo com o Climatempo, há risco de temporais isolados, rajadas de vento e sensação de tempo abafado ao longo do dia.


Calor intenso, umidade elevada e risco de temporais marcam o tempo em diversas regiões do Brasil nesta quarta-feira (28/1)

Calor intenso, umidade elevada e risco de temporais marcam o tempo em diversas regiões do Brasil nesta quarta-feira (28/1)

Foto: Reprodução/Freepik

Região Sul tem chuva irregular e rajadas de vento

Na Região Sul, a influência marítima favorece chuvas irregulares e temporais pontuais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. As temperaturas seguem elevadas, com rajadas de vento entre 40 km/h e 50 km/h no oeste, no litoral norte e na serra gaúcha.

Em Porto Alegre, o tempo permanece firme na maior parte do dia, com predominância de sol durante a manhã.

Sudeste terá aumento de instabilidades ao longo do dia

No Sudeste, as instabilidades ganham força ao longo da quarta-feira. Na capital paulista, as chuvas tendem a ser mais intensas entre a manhã e o início da tarde.

As pancadas também se intensificam no Triângulo Mineiro, além das regiões oeste, sul e norte de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, há risco de chuva, e a temperatura máxima pode chegar a 35 ºC.

Centro-Oeste alterna entre sol, calor e pancadas de chuva

No Centro-Oeste, o dia será de instabilidade, com períodos de sol intercalados com chuva. Estão previstas pancadas no norte e oeste de Mato Grosso e em áreas de Mato Grosso do Sul, enquanto Goiás deve ter um período mais estável.

As temperaturas permanecem altas em toda a região, com predomínio de calor. Em Brasília, o dia será de sol, com possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde.

Nordeste segue com temporais isolados e calor intenso

No Nordeste, as chuvas persistem, com temporais isolados e rajadas de vento entre 40 km/h e 50 km/h. As pancadas se concentram em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco.

No interior de alguns estados, o tempo fica mais firme, mas o calor permanece intenso, mantendo a sensação de abafamento.

Chuvas fortes e tempo abafado no Norte

Na Região Norte, a quarta-feira será de chuvas intensas e tempo abafado. São esperadas pancadas fortes no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, com risco de temporais em áreas pontuais da região.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a