Bombeiros salvam recém-nascida de 15 dias engasgada em Ipatinga

Bebê foi levada às pressas ao quartel do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros, recebeu manobras de desobstrução e suporte ventilatório, voltou a respirar e foi encaminhada pelo Samu a hospital da região

28/01/2026 às 06:27 por Redação Plox

Uma situação de alta tensão mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite desta segunda-feira (26), em Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, após uma recém-nascida de 15 dias se engasgar e ficar sem respirar. A família levou a bebê diretamente ao quartel do 11º Batalhão, onde o socorro foi imediato.

Enquanto o procedimento era realizado no quartel, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para dar apoio com equipamentos específicos para recém-nascidos.

Enquanto o procedimento era realizado no quartel, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para dar apoio com equipamentos específicos para recém-nascidos.

Foto: Divulgação/Bombeiros


De acordo com os bombeiros, a criança chegou ao local no colo da mãe, com sinais de cianose e sem respiração aparente, mas ainda com pulso. O atendimento foi conduzido pelo subtenente Rogério Leal, que também é médico e identificou um quadro de obstrução das vias aéreas.

Manobras rápidas e apoio do Samu

Em poucos instantes, foram iniciadas as manobras de desobstrução e o suporte ventilatório, seguindo os protocolos de emergência para esse tipo de ocorrência. Enquanto o procedimento era realizado no quartel, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para dar apoio com equipamentos específicos para recém-nascidos.

Na avaliação inicial, a saturação de oxigênio da bebê estava abaixo do normal. Com a continuidade dos procedimentos, a recém-nascida apresentou melhora importante, voltou a respirar espontaneamente, chorou e teve os níveis de oxigenação normalizados.

Bebê é levada ao hospital e segue em acompanhamento

A regulação médica do Samu assumiu a ocorrência e realizou o transporte da criança para um hospital da região, onde ela permaneceu sob cuidados da equipe de pediatria. O atendimento pelos bombeiros foi concluído no próprio quartel, sem que fosse necessário o deslocamento de viatura para o local da emergência.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a