Corpo de Bombeiros desmente conteúdo de áudio falso sobre coronavírus

Por Plox

28/02/2020 14h30 - Atualizado há cerca de 4 anos

É falso o conteúdo do áudio atribuído a um suposto comandante Jeferson, de um suposto 13º Batalhão de Bombeiros, no qual o mesmo fala em tom alarmante sobre a situação do coronavírus no estado. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (28). 

bombeiros Foto: Reprodução
 

Ainda de acordo com a nota divulgada pela corporação, “todas as informações do áudio são falsas, inclusive não existe esse militar nem esse batalhão na estrutura” do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. 

Em um mundo em que a ‘fake news’ é cada vez mais recorrente nas redes sociais, é preciso estar em alerta e também verificar em fontes confiáveis as informações para não acabar compartilhando notícias falsas que podem prejudicar e causar pânico na população. 

Confira a nota divulgada pelos Bombeiros na íntegra:

BOMBEIROS ESCLARCE FALSO ÁUDIO

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informa que é falso um áudio que está sendo veiculado nas redes sociais sobre a disseminação do COVID-19 (coronavírus) em Minas Gerais, atribuído a um suposto Tenente-Coronel Jeferson e a um suposto 13o Batalhão de Bombeiros Militar. Todas as informações desse áudio são falsas, inclusive não existe esse militar nem esse batalhão na estrutura do CBMMG.

A Secretaria de Saúde reforça que não existe, no momento, nenhum tipo de acionamento do Corpo de Bombeiros para apoiar questões relacionadas ao coronavírus. Todas as informações sobre os casos suspeitos no estado e orientações são diariamente atualizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e disponibilizadas no site da Secretaria. Lembramos que nessa quinta-feira (27/2), a SES apresentou o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública COVID-19. Os dados também estão disponíveis no site:

https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/12191-saude-apresenta-acoes-de-enfrentamento-ao-coronavirus
 

Destaques