educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Inscrições abertas para o maior torneio de robótica do Brasil

    Estudantes de escolas públicas e particulares podem participar do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League gratuitamente. Pela primeira vez, as competições serão realizadas online

    Por Plox

    28/02/2021 11h20 - Atualizado há cerca de 3 anos

    As inscrições para o Torneio de Robótica FIRST Lego League - Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), estão abertas. De 8 de fevereiro a 12 de março, equipes compostas por até 10 competidores, direcionadas por dois treinadores adultos, podem se inscrever no canal do Torneio de Robótica para competir nas etapas regionais.

     

    Para participar, os competidores devem ter de 9 a 16 anos e podem representar uma escola pública ou particular, clube, organização ou simplesmente formar um time com um grupo de amigos, mais conhecido como equipes de garagem. O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por time.

     

    Devido à pandemia da Covid-19, a competição será realizada remotamente, e seu principal ambiente de avaliação será pela FIRST REH (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da FIRST desenvolvida especialmente para os torneios online. Com o intuito de demonstrar a funcionalidade da ferramenta, o SESI realizará uma live no dia 23 de fevereiro, às 15h.

     

    Robotica
    Foto: divulgação

     

    As etapas regionais começam em 25 de março e vão até 8 de maio. As equipes classificadas garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio. Confira o calendário completo abaixo:

     

    Temporada 2020/2021 traz novos desafios

     

    Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

     

    Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação.

     

    É no Desafio do Robô que vemos a magia dos projetos. As equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 14 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição.

     

    Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.

     

    Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

     

    Por fim, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]