Tensão no STF: Gilmar Mendes e Fux protagonizam embate nos bastidores em Brasília
Após adiamento de julgamento envolvendo Sergio Moro, ministros trocam farpas e expõem bastidores tensos no Supremo
Na noite desta segunda-feira (27), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou o sorteio dos grupos da edição 2023 da Copa Libertadores e da Sul-Americana. O sorteio aconteceu no Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Libertadores
Sete equipes brasileiras estarão na Libertadores: Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras. O Flamengo, atual campeão da Libertadores, é o cabeça de chave do Grupo A, que também inclui Racing (Argentina), Aucas (Equador) e Ñublense (Chile).
O Internacional integra o Grupo B, liderado pelo Nacional (Uruguai) e completado por Metropolitanos (Venezuela) e Independiente Medellín (Colômbia). No Grupo C, o Palmeiras é o cabeça de chave e enfrentará Barcelona (Equador), Bolívar (Bolívia) e Cerro Porteño (Paraguai).
O Fluminense figura no Grupo D, onde enfrentará o River Plate (Argentina), seu adversário na primeira fase da edição 2021, e encara ainda The Strongest (Bolívia) e Sporting Cristal (Peru). O Corinthians representa o Brasil no Grupo E, enfrentando Independiente del Valle (Equador), Argentinos Juniors (Argentina) e Liverpool (Uruguai).
Já o Grupo G conta com duas equipes brasileiras, inclusive com nomes parecidos: Athletico-PR e Atlético-MG, que, além de se enfrentarem, irão encarar Libertad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru).
Os Grupos F e H são os únicos sem representantes brasileiros. No Grupo F estão Boca Juniors (Argentina), Colo-Colo (Chile), Monagas (Venezuela) e Deportivo Pereira (Colômbia). Já no Grupo H tem Olimpia (Paraguai), Atletico Nacional (Colômbia), Melgar (Peru) e Patronato (Argentina).
Veja os grupos:
Sul-Americana
A edição deste ano da competição conta com a participação de 32 equipes, que foram divididas em oito grupos, cada um composto por quatro clubes. Se na Libertadores, dois grupos não têm brasileiros, na Sul-Americana apenas um grupo, o B, não terá um representante do Brasil.
Grupo A: Botafogo; LDU (Equador); Universidad César Vallejo (Peru); Magallanes (Chile)
Grupo B: Emelec (Equador); Guaraní (Paraguai); Danubio (Uruguai); Huracán (Argentina)
Grupo C: Estudiantes (Argentina); RB Bragantino; Oriente Petrolero (Bolívia); Tacuary (Paraguai)
Grupo D: São Paulo; Tolima (Colômbia); Tigre (Argentina); Academia Puerto Cabello (Venezuela)
Grupo E: Santos; Newell's Old Boys (Argentina); Blooming (Bolívia); Audax Italiano (Chile)
Grupo F: Peñarol (Uruguai); Defensa y Justicia (Argentina); América-MG; Millonarios (Colômbia)
Grupo G: Independiente Santa Fe (Colômbia); Universitario (Peru); Goiás; Gimnasia Y Esgrima (Argentina)
Grupo H: San Lorenzo (Argentina); Palestino (Chile); Estudiantes de Mérida (Venezuela); Fortaleza
Os vencedores de cada grupo garantirão vaga direta para as Oitavas de Final do torneio. Já as equipes que ficarem na segunda colocação de seus respectivos grupos terão a oportunidade de disputar um Play Off. Nessa fase, elas enfrentarão os times que terminarem em terceiro lugar nos grupos da Libertadores.
Após adiamento de julgamento envolvendo Sergio Moro, ministros trocam farpas e expõem bastidores tensos no Supremo
Após adiamento de julgamento envolvendo Sergio Moro, ministros trocam farpas e expõem bastidores tensos no Supremo