Conmebol sorteia grupos da Copa Libertadores e da Sul-Americana; veja como ficou

Na Libertadores, apenas dois grupos não têm times brasileiros, enquanto na Sul-Americana, apenas um grupo não terá um representante do Brasil

Por Plox

28/03/2023 07h08 - Atualizado há mais de 1 ano

Na noite desta segunda-feira (27), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou o sorteio dos grupos da edição 2023 da Copa Libertadores e da Sul-Americana. O sorteio aconteceu no Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Felipão, campeão da Libertadores com Grêmio e Palmeiras, e atual treinador do Athletico-PR, foi homenageado. Foto: Conmebol

 

Libertadores
Sete equipes brasileiras estarão na Libertadores: Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras. O Flamengo, atual campeão da Libertadores, é o cabeça de chave do Grupo A, que também inclui Racing (Argentina), Aucas (Equador) e Ñublense (Chile).

O Internacional integra o Grupo B, liderado pelo Nacional (Uruguai) e completado por Metropolitanos (Venezuela) e Independiente Medellín (Colômbia). No Grupo C, o Palmeiras é o cabeça de chave e enfrentará Barcelona (Equador), Bolívar (Bolívia) e Cerro Porteño (Paraguai).

O Fluminense figura no Grupo D, onde enfrentará o River Plate (Argentina), seu adversário na primeira fase da edição 2021, e encara ainda The Strongest (Bolívia) e Sporting Cristal (Peru). O Corinthians representa o Brasil no Grupo E, enfrentando Independiente del Valle (Equador), Argentinos Juniors (Argentina) e Liverpool (Uruguai).

Já o Grupo G conta com duas equipes brasileiras, inclusive com nomes parecidos: Athletico-PR e Atlético-MG, que, além de se enfrentarem, irão encarar Libertad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru).

Os Grupos F e H são os únicos sem representantes brasileiros. No Grupo F estão Boca Juniors (Argentina), Colo-Colo (Chile), Monagas (Venezuela) e Deportivo Pereira (Colômbia). Já no Grupo H tem Olimpia (Paraguai), Atletico Nacional (Colômbia), Melgar (Peru) e Patronato (Argentina).

Veja os grupos:

Foto: Conmebol

 

Sul-Americana
A edição deste ano da competição conta com a participação de 32 equipes, que foram divididas em oito grupos, cada um composto por quatro clubes. Se na Libertadores, dois grupos não têm brasileiros, na Sul-Americana apenas um grupo, o B, não terá um representante do Brasil.

Grupo A: Botafogo; LDU (Equador); Universidad César Vallejo (Peru); Magallanes (Chile)
Grupo B: Emelec (Equador); Guaraní (Paraguai); Danubio (Uruguai); Huracán (Argentina)
Grupo C: Estudiantes (Argentina); RB Bragantino; Oriente Petrolero (Bolívia); Tacuary (Paraguai)
Grupo D: São Paulo; Tolima (Colômbia); Tigre (Argentina); Academia Puerto Cabello (Venezuela)
Grupo E: Santos; Newell's Old Boys (Argentina); Blooming (Bolívia); Audax Italiano (Chile)
Grupo F: Peñarol (Uruguai); Defensa y Justicia (Argentina); América-MG; Millonarios (Colômbia)
Grupo G: Independiente Santa Fe (Colômbia); Universitario (Peru); Goiás;   Gimnasia Y Esgrima (Argentina)
Grupo H: San Lorenzo (Argentina); Palestino (Chile); Estudiantes de Mérida (Venezuela); Fortaleza

Foto: Conmebol

 

Os vencedores de cada grupo garantirão vaga direta para as Oitavas de Final do torneio. Já as equipes que ficarem na segunda colocação de seus respectivos grupos terão a oportunidade de disputar um Play Off. Nessa fase, elas enfrentarão os times que terminarem em terceiro lugar nos grupos da Libertadores.
 

Destaques