Governo de Minas busca prorrogação para gestão do Aeroporto Carlos Prates

Reunião em Brasília visa evitar desativação do aeroporto belo-horizontino

Por Plox

28/03/2023 14h25 - Atualizado há mais de 1 ano

Nesta terça-feira (28), autoridades do governo de Minas Gerais se reunirão em Brasília com Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos, a fim de solicitar a extensão da portaria que permite à Infraero gerir o Aeroporto Carlos Prates, localizado em Belo Horizonte.

Foto: reprodução google maps

 

A deputada federal Greyce Elias (Avante-MG) confirmou a informação e mediará o encontro. A portaria, assinada em 2022 durante o governo de Jair Bolsonaro, tem validade até o próximo sábado (1). Se não for renovada, o aeroporto será desativado.

De acordo com a deputada, o objetivo do governo Romeu Zema é, após a renovação, promover uma reunião com representantes da Infraero para debater a transferência da administração do aeroporto para o estado. Em seguida, o terminal deverá ser leiloado para o setor privado.

O PLOX agora tem comunidades no WhatsApp. Clique aqui e escolha a sua:

PLOX - SÃO PAULO
PLOX - BELO HORIZONTE
PLOX - RIO DE JANEIRO
PLOX - GOVERNADOR VALADARES
PLOX - BRASIL

Atualmente, o Aeroporto Carlos Prates abriga escolas de aviação, oficinas mecânicas, hangares e empresas de manutenção aeronáutica, além de ser utilizado para treinamento das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros. Greyce Elias afirma que "todos serão despejados" caso a portaria federal não seja prorrogada.

A reunião, agendada para as 15h no Ministério dos Portos e Aeroportos, contará também com a presença de Pedro Bruno, secretário de Infraestrutura e Mobilidade do governo de Minas, além de representantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codemig).

O governador Romeu Zema (Novo) está em Brasília nesta terça (28) e na quarta (29), mas não deve comparecer à reunião. Na manhã de hoje, ele discursou na "marcha dos prefeitos", promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
Destaques