Atlético-MG x Cruzeiro: PM reforça segurança para o grande clássico

Esquema especial de segurança anunciado para confronto Atlético-MG x Cruzeiro

Por Plox

28/03/2024 09h13 - Atualizado há cerca de 1 mês

A Polícia Militar de Minas Gerais vê com bons olhos as ações tomadas contra as torcidas organizadas de Atlético e Cruzeiro, especificamente a Galoucura e a Máfia Azul. As sanções impostas pelo Ministério Público, que incluem a suspensão das atividades destas torcidas por um período extenso, são consideradas medidas efetivas na redução da violência associada aos grupos. Segundo a major Layla Brunnela, porta-voz da PMMG, as punições atingem tanto a estrutura organizacional das torcidas quanto os indivíduos, com alguns membros monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Foto: Pedro Souza/ Atlético - Staff Images/ Cruzeiro

Prejuízos além das multas "A efetividade é inegável", disse Brunnela, ressaltando que as penalidades vão além da suspensão das atividades grupais, afetando diretamente os torcedores que se envolvem em atos de violência. As restrições incluem a proibição de reuniões, uso de identificação do grupo e abertura das sedes, configurando um duro golpe para as organizações e seus membros.

 

Segurança reforçada em clássicos A preocupação com a segurança se estende aos eventos mais significativos, como o clássico entre Atlético e Cruzeiro. Apesar de incidentes isolados, como a morte de um torcedor cruzeirense em fevereiro de 2024, a Polícia Militar mantém uma perspectiva positiva sobre a situação da segurança pública no estado, tratando os casos de violência como exceções. As medidas adotadas visam minimizar a presença e a influência das torcidas organizadas nos estádios e seus arredores, especialmente durante jogos importantes. No próximo confronto entre as equipes, previsto para ocorrer na Arena MRV e no Mineirão, somente torcedores do clube mandante serão admitidos, numa tentativa de garantir a paz durante os jogos.

 

Confrontos diretos e segurança Tais estratégias reforçam a crença da Polícia Militar na prevenção como o melhor caminho para garantir a segurança nos eventos esportivos, limitando o potencial para conflitos e violência. Com a aproximação da final do Campeonato Mineiro, as autoridades permanecem vigilantes, prontas para intervir e assegurar que o esporte celebre a rivalidade em campo, não fora dele.

Destaques