Coronel Fabriciano promove caminhada de conscientização do autismo

A mobilização começará às 9h na Praça Sérvulo Roque até a Praça da Estação

Por Plox

28/03/2024 10h33 - Atualizado há cerca de 1 mês

Evento busca esclarecer sobre direitos e combater preconceito contra o Transtorno do Espectro Autista

Em uma iniciativa marcada pela inclusão e pelo combate ao preconceito, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, juntamente com as Secretarias de Governança da Saúde, Assistência Social e Educacional e a Organização dos Pais e Amigos dos Autistas (OPAA), organiza uma caminhada de conscientização sobre o autismo no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A mobilização começará às 9h na Praça Sérvulo Roque, prosseguindo até a Praça da Estação, com o intuito de sensibilizar a população sobre a relevância da inclusão social e dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foto: Divulgação/ PMCF

Conscientização e Atividades Inclusivas

Karla Carvalho, Gerente da Atenção Especializada, destaca a importância do evento como um momento de festa e respeito, enfatizando a necessidade de uma sociedade mais inclusiva e livre de preconceitos. Além da caminhada, a semana será repleta de atividades voltadas para a sensibilização, como rodas de conversas, oficinas para pais e crianças, e sessões de cinema em diversos locais da cidade, incluindo o CAPSi.

Entendendo o Autismo

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por um desenvolvimento atípico, desafios na comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos. A detecção precoce desses sinais em crianças pode ser crucial para um desenvolvimento mais promissor, enfatizando a importância da estimulação precoce.

Símbolos de Conscientização

A fita do autismo, composta por peças coloridas de quebra-cabeça, simboliza a diversidade e a inclusão, enquanto a cor azul evidencia a prevalência do transtorno em meninos. Este ano, a campanha do Ministério da Saúde adotou a imagem de peixes para lembrar a sociedade de valorizar as capacidades individuais respeitando seus limites, inspirando-se na ideia de que não se deve julgar um peixe por sua habilidade de subir em árvores.

Serviços

Em Coronel Fabriciano os atendimentos ao público autista podem ser encontrados nas seguintes unidades de saúde:

UBS - Unidades Básicas de Saúde.

SERDI - Serviço Especializado de Reabilitação da Deficiência Intelectual e TEA.

CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil.

Rua Ephren Macedo, 259, Santa Helena, Coronel Fabriciano, MG. Atendimento a crianças e adolescentes em crise de 0 a 18 anos de idade.

Telefone: (31) 3406 -7422 / WhatsApp: (31)99735-9581.

CASAM - Centro de Atenção Psicossocial – CAPSII

Rua Vale do Tocantins, 51, Morada do Vale, Coronel Fabriciano, MG. Atendimento a pessoas em crise, maiores de 18 anos de idade.

Telefone: (31) 3406-7421 / WhatsApp: (31) 99859-7977.

 

 


 

Destaques