Ex-rei das criptomoedas: Sam Bankman-Fried, da FTX, é condenado por fraude milionária

Julgamento em nova york conclui com pena abaixo da solicitada pela acusação

Por Plox

28/03/2024 16h54 - Atualizado há cerca de 1 mês

Nova York testemunhou a condenação de Sam Bankman-Fried, uma figura central no universo das criptomoedas, a 25 anos de reclusão. Esta decisão chega após o empresário de 32 anos enfrentar acusações sérias, incluindo fraude, conspiração e lavagem de dinheiro.

Foto: Michel/ Agência Brasil

Entre desculpas e arrependimentos

Durante a pronúncia da sentença, Bankman-Fried expressou remorso, reconhecendo uma "série de decisões equivocadas". A pena imposta ficou bem abaixo das expectativas do promotor de Nova York, Damian Williams, que pleiteava uma sentença entre 40 e 50 anos para o fundador da FTX.

O caminho até a condenação

Em novembro, após ser julgado por um júri em Manhattan, Bankman-Fried foi considerado culpado por sete crimes, incluindo os já mencionados fraude, conspiração e lavagem de dinheiro. Conhecido por seu apelido "SBF", o jovem empresário foi acusado de usar indevidamente fundos de clientes da FTX em operações de alto risco através do seu hedge fund, Alameda Research, além de adquirir propriedades de luxo e realizar doações políticas.

Antes dos 30, Bankman-Fried ascendeu rapidamente ao estrelato no mundo das criptomoedas, elevando a FTX, inicialmente uma pequena start-up fundada em 2019, à posição de segunda maior plataforma de câmbio de criptomoedas do planeta.

 

 


 

Destaques