Quatro benefícios que a IA traz para as empresas, segundo pesquisa

Automatização, otimização de processos e redução de falhas humanas são alguns avanços nas rotinas empresariais

Por Plox

28/03/2024 13h05 - Atualizado há cerca de 1 mês

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma peça fundamental nos negócios modernos, permitindo que empresas automatizem tarefas repetitivas, tomem decisões baseadas em dados e obtenham insights valiosos para impulsionar a inovação e a eficiência.

Uma das áreas em que a IA tem impactado significativamente é a eficiência operacional das empresas. Automatização de processos, otimização de cadeias de suprimentos, previsão de demanda e a redução de erros humanos têm resultado em operações mais ágeis, além do aumento da produtividade e da redução de custos operacionais.

Foto: reprodução Pixabay

 

O fundador da Astéria, Leonardo Oliani, destaca que a IA está revolucionando também a forma como as empresas tomam decisões estratégicas. “Ao fornecer insights preditivos e prescritivos com base em grandes volumes de dados, as empresas podem tomar decisões mais informadas e rápidas, garantindo uma abordagem mais proativa e adaptativa para a formulação de estratégias", afirma.

Apesar dos benefícios, a implementação da IA não está isenta de desafios. Empresas enfrentam questões como a falta de dados de qualidade, problemas de privacidade e segurança, resistência cultural à mudança, falta de habilidades internas em IA e a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura e talento.

Para aproveitar ao máximo o potencial da IA, Leonardo Oliani destaca 4 eficiências que empresas podem conquistar no dia a dia:

  1. Invistam na construção de uma cultura de dados: Uma cultura de dados forte envolve a coleta, análise e utilização estratégica de dados em todos os níveis da empresa. Isso requer a implementação de processos e tecnologias adequadas para garantir a qualidade e a segurança dos dados.
  2. Capacitem seus funcionários com habilidades em IA: A capacitação dos funcionários com habilidades em IA é essencial para garantir que a tecnologia seja usada de forma ética e eficaz. Isso pode envolver a oferta de treinamentos internos ou a contratação de profissionais especializados na área.
  3. Colaborem com especialistas externos: A colaboração com especialistas externos em IA pode trazer insights e experiências valiosas para a empresa. Essa parceria pode ajudar a empresa a desenvolver e implementar soluções mais eficientes e inovadoras.
  4. Escolham soluções de IA alinhadas com seus objetivos comerciais específicos: É fundamental que as empresas escolham soluções de IA que atendam às suas necessidades e objetivos comerciais específicos. Isso requer uma análise cuidadosa das opções disponíveis no mercado e uma avaliação de como cada solução pode contribuir para o sucesso da empresa.

“É essencial abordar questões éticas e de responsabilidade ao implementar soluções de IA, garantindo que os benefícios sejam maximizados de forma responsável e sustentável”, finaliza Leonardo.

Destaques