Aneel mantém bandeira verde e contas de luz seguem sem taxa extra em abril

Agência informou que a geração hidrelétrica continua estável, mesmo com fim do período chuvoso

Por Plox

28/03/2025 18h53 - Atualizado há 4 dias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (28) que, no mês de abril, a bandeira tarifária continuará verde. Isso significa que os consumidores não terão cobranças adicionais nas faturas de energia elétrica.


Imagem Foto: Divulgação


A decisão mantém o padrão adotado desde dezembro de 2024, quando as condições favoráveis de geração de energia permitiram a estabilização da tarifa sem acréscimos. A informação representa um alívio no bolso dos brasileiros, especialmente em um período de transição climática.


Mesmo com o fim do período chuvoso e a chegada da fase mais seca do ano, a produção das usinas hidrelétricas, que possuem custo mais baixo em comparação com as termelétricas, permanece estável, de acordo com a Aneel.



Desde sua criação em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um termômetro para indicar aos consumidores as condições de geração de energia no país. A cor da bandeira – verde, amarela ou vermelha – sinaliza se haverá ou não custos extras nas contas de luz, dependendo da situação dos reservatórios e da necessidade de acionamento de usinas mais caras.


A permanência da bandeira verde reforça o cenário positivo no setor elétrico brasileiro, que tem conseguido manter equilíbrio entre oferta e demanda energética sem recorrer ao uso intensivo de fontes mais caras.



A expectativa dos consumidores é que o nível de geração se mantenha estável nos próximos meses, garantindo continuidade na tarifa sem adicionais.


Destaques