CBF demite Dorival Júnior após goleada sofrida para Argentina

Presidente Ednaldo Rodrigues anunciou o desligamento do técnico, que teve 58,3% de aproveitamento em 16 jogos pela Seleção

Por Plox

28/03/2025 18h34 - Atualizado há 4 dias

O comando da Seleção Brasileira passou por uma nova reviravolta nesta sexta-feira (28). Dorival Júnior não é mais o técnico da equipe pentacampeã mundial, conforme anunciado por Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no fim da tarde.


Imagem Foto: CBF


A saída de Dorival ganhou força após a goleada de 4 a 1 sofrida diante da Argentina, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O desempenho considerado insatisfatório acelerou a decisão da entidade.


Durante o pronunciamento, Ednaldo Rodrigues afirmou: “A CBF anuncia que encerrou o ciclo de Dorival Junior. A gente agradece o desempenho à frente da seleção brasileira.”


Dorival assumiu a Seleção em 10 de janeiro de 2024, substituindo Fernando Diniz. Em sua trajetória de 16 jogos, ele acumulou sete vitórias, sete empates e duas derrotas, alcançando um aproveitamento de 58,3%. Sob seu comando, o time marcou 25 gols e sofreu 17.



A CBF ainda não confirmou o novo técnico da Seleção, mas as especulações já começaram. Um dos nomes mais comentados foi o de Carlo Ancelotti. O italiano, no entanto, negou qualquer tratativa recente com a entidade brasileira, reforçando seu compromisso atual com o Real Madrid.


“Tenho muito carinho pela torcida brasileira e seus jogadores, mas tenho contrato com o Real Madrid. O contrato é claro. Não houve nenhum contato entre a Federação e eu nos últimos dias e o meu foco está no clube”, declarou Ancelotti.


A ideia de ter Ancelotti à frente da Seleção não é nova. Em dezembro de 2023, Ednaldo chegou a anunciar que ele seria o futuro treinador, mas o acerto não se concretizou.



Outros nomes cotados para o cargo incluem Abel Ferreira, atual técnico do Palmeiras; Jorge Jesus, treinador português com passagem pelo Flamengo; Filipe Luís, atual técnico do Flamengo; e Renato Gaúcho, que também já dirigiu o time carioca.


Em nota oficial, a CBF declarou: “A Confederação Brasileira de Futebol informa que o técnico Dorival Júnior não comanda mais a Seleção Brasileira. A direção agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira. A partir de agora, a CBF vai trabalhar em busca do substituto.”



Com a indefinição do novo comandante, o futuro da Seleção Brasileira permanece em aberto, em meio a um cenário de cobranças e expectativas crescentes por resultados mais expressivos.


Destaques