É falsa a acusação de que Nikolas Ferreira tenta barrar remédio de R$ 7 milhões

Deputado cobrou agilidade do Ministério da Saúde na entrega do Zolgensma, medicamento essencial para tratamento de AME tipo 1

Por Plox

28/03/2025 20h05 - Atualizado há 3 meses

Publicações falsas circulam nas redes sociais, acusando o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de tentar impedir a distribuição gratuita do Zolgensma, medicamento de alto custo utilizado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1.


Imagem Foto: Reprodução


O conteúdo, divulgado por perfis de esquerda na plataforma X, afirma que Nikolas lidera um grupo de parlamentares bolsonaristas que estariam atuando para barrar a entrega do remédio, que custa R$ 7 milhões por dose. Além disso, as postagens atribuem ao deputado uma frase falsa, alegando que ele teria dito: “É tempo de corte de gastos”.


Imagem Foto: Reprodução


Diante da repercussão das alegações, o Estadão Verifica apurou as informações e concluiu que se trata de uma fake news. Contrariando o conteúdo compartilhado, Nikolas Ferreira já protocolou um requerimento no Ministério da Saúde questionando a demora na entrega do medicamento às famílias que aguardam o tratamento.


Imagem Foto: Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Em entrevista ao próprio Estadão, o parlamentar mineiro reforçou a importância da celeridade na disponibilização do Zolgensma. Segundo ele, é essencial que o acesso ao remédio seja garantido o quanto antes para os pacientes diagnosticados com AME tipo 1, uma condição rara e grave que exige tratamento precoce.


A falsa acusação, disseminada por uma página identificada como de extrema-esquerda e replicada por outros perfis, foi categorizada como grave tentativa de desinformação. O deputado segue atuando para que os medicamentos sejam entregues com agilidade às famílias necessitadas.


Destaques