Escolas têm até 3 de abril para se inscrever na Câmara Mirim de Ipatinga

Estudantes do 8º e 9º ano podem se candidatar a vereadores mirins e propor projetos que beneficiem a comunidade

Por Plox

28/03/2025 14h59 - Atualizado há 3 dias

O prazo para inscrição das escolas no projeto Câmara Mirim de Ipatinga foi prorrogado até o dia 3 de abril. A iniciativa, que já é tradição na educação cidadã do município, permite que estudantes do 8º e 9º ano disputem vagas para se tornarem vereadores mirins e vivenciarem de perto o funcionamento do Poder Legislativo.


Equipes da Câmara Municipal estão percorrendo as instituições que já aderiram ao programa, visitando salas de aula, conversando com os alunos e explicando as atribuições dos vereadores mirins. Segundo Adriana Nogueira, diretora da Escola do Legislativo, o trabalho é minucioso, mas essencial: “Visitamos sala por sala para esclarecer o papel do vereador mirim, sensibilizar os alunos e motivá-los a participar desse processo.”


Criada em 2007 por meio de um Projeto de Resolução, a Câmara Mirim de Ipatinga completa 18 anos em 2025. A única interrupção foi durante a pandemia, em razão das medidas sanitárias.


Imagem Foto: Divulgação


O programa é aberto a escolas públicas e particulares da cidade. Alunos do 6º ao 9º ano podem votar, mas apenas estudantes do 8º e 9º ano podem concorrer às vagas. Cada escola pode inscrever até quatro candidatos. O estudante mais votado se torna vereador mirim e o segundo colocado assume como suplente. Em caso de empate, a vaga é concedida ao aluno mais velho.


O mandato tem duração de sete meses. Durante esse período, os jovens parlamentares têm a missão de propor projetos de lei e elaborar indicações voltadas para melhorias na cidade. Se aprovadas e dentro da legalidade, essas propostas podem até ser encaminhadas à Câmara Municipal e virar leis.


Entre os projetos que já se tornaram realidade graças à Câmara Mirim estão a prioridade no atendimento a pessoas autistas em filas — com a obrigatoriedade do símbolo do autismo nos estabelecimentos — e a execução do Hino Nacional em eventos esportivos promovidos pelo município.


As escolas interessadas devem ficar atentas ao recebimento dos formulários de inscrição, enviados por e-mail. É fundamental preencher e devolver os documentos dentro do novo prazo.


A Câmara Mirim segue como um importante instrumento de formação cidadã, incentivando os jovens ipatinguenses a exercerem a política com responsabilidade, criatividade e comprometimento com a comunidade.


Destaques