Hospital Márcio Cunha inicia obras para dobrar capacidade cirúrgica em Ipatinga

FSFX investe R$ 16,8 milhões na ampliação e modernização do Centro Cirúrgico da Unidade II do HMC, com conclusão prevista para outubro

Por Plox

28/03/2025 17h58 - Atualizado há 4 dias

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) deu início às obras de ampliação e modernização do Centro Cirúrgico da Unidade II do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga. Com investimento estimado em R$ 16,8 milhões, o projeto contempla a reforma da estrutura atual, aquisição de equipamentos de última geração e a construção de novas salas cirúrgicas para atender à crescente demanda da região.


Atualmente com quatro salas operacionais, o HMC II passará a contar com oito salas cirúrgicas. A ampliação vai possibilitar a realização de mais procedimentos por dia, especialmente cirurgias eletivas de médio e grande porte, elevando significativamente a capacidade de atendimento do complexo hospitalar. A previsão de conclusão das obras é para outubro deste ano, com a execução dividida em seis etapas.


Além das novas salas, o projeto prevê a expansão da sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), que passará de cinco para dez leitos. Também serão reformadas áreas de apoio, como recepção, sala de espera, vestiários e área de descanso médico. A modernização inclui tecnologia de ponta e melhorias na climatização e ambiência, visando oferecer mais conforto, segurança e qualidade para pacientes e equipes.


Imagem Foto: Divulgação


Segundo o diretor do HMC, Eduardo Blanski, a ampliação é estratégica para responder à alta demanda regional. “Essa é a principal obra de investimento do HMC em 2025. Além de dobrarmos o número de salas, vamos melhorar o desempenho do bloco cirúrgico com apoio de consultoria especializada, aumentando entre 20 e 30 procedimentos diários. É um avanço importante para garantir segurança, eficiência e qualidade”, afirmou.


O novo Centro Cirúrgico deve facilitar o agendamento de procedimentos, com mais horários disponíveis e redução no tempo de espera. A iniciativa reforça o compromisso da FSFX em oferecer atendimento de excelência, alinhado com padrões modernos de infraestrutura e com foco no bem-estar dos pacientes.


Referência em saúde no Leste de Minas, o Hospital Márcio Cunha completa 60 anos em 2025. Com 558 leitos distribuídos em três unidades — incluindo uma exclusiva para oncologia — o hospital atende mais de 1,6 milhão de pessoas em 87 municípios. São cerca de 500 médicos em 58 especialidades, cobrindo serviços que vão de urgência e terapia intensiva até oncologia pediátrica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade.


Somente no último ano, foram mais de 18 mil cirurgias, 36 mil internações, 44 mil sessões de hemodiálise e cerca de 5.200 partos. A unidade de oncologia realizou mais de 18 mil sessões de radioterapia e 33 mil de quimioterapia. O HMC foi o primeiro hospital do Brasil a ser acreditado com o nível máximo de excelência (ONA III) e está entre os melhores do país, segundo a revista norte-americana Newsweek — sendo o 6º de Minas Gerais e o 27º do Brasil.


Destaques