Lula indica Guido Mantega para conselho fiscal da Eletrobras
Indicado por Lula, ex-ministro da Fazenda receberá salário de R$ 12,6 mil mensais no novo cargo
Por Plox
28/03/2025 07h56 - Atualizado há 3 meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para ocupar uma cadeira no conselho fiscal da Eletrobras. A nomeação acontece após a assinatura de um acordo entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e a estatal, que pôs fim a uma disputa no Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo assentos nos conselhos da empresa.

Com a resolução do impasse, o governo federal assegurou uma vaga no conselho fiscal, que agora será ocupada por Mantega. O cargo, de natureza fiscalizatória independente, garantirá ao ex-ministro um salário mensal de R$ 12,6 mil.
Além disso, foram indicados para o conselho de administração da Eletrobras outras três figuras de peso: o diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim; e os ex-ministros de Minas e Energia, Nelson Hubner e Silas Rondeau.
Os três novos integrantes do conselho administrativo já manifestaram posicionamento contrário à privatização da Eletrobras. Eles se juntarão aos demais sete membros do colegiado para atuar na formulação das estratégias da companhia, contribuindo com a visão do governo sobre o futuro da estatal.