Lula pode visitar Montes Claros para anúncio bilionário da Novo Nordisk

Presidente deve participar da divulgação de novos investimentos da farmacêutica dinamarquesa em Minas Gerais, na maior fábrica de insulina da América Latina

Por Plox

28/03/2025 13h30 - Atualizado há 3 dias

Uma nova visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado de Minas Gerais está sendo articulada para o dia 7 de abril, com destino a Montes Claros, no Norte mineiro.


Imagem Foto: Agência Brasil


O objetivo seria participar do anúncio de um novo aporte de investimentos da indústria farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, que irá expandir sua planta na cidade, onde mantém a maior fábrica de insulina da América Latina. A visita, se confirmada, marcará a terceira ida do presidente ao estado no intervalo de apenas um mês.


Na mais recente passagem por Minas, em 11 de março, Lula esteve em duas localidades: Betim, onde participou da inauguração de um centro de desenvolvimento da Stellantis, voltado para mobilidade híbrida-flex; e Ouro Branco, onde acompanhou um evento na Gerdau, que anunciou ampliação de sua unidade industrial.



Dias antes, em 7 de março, o presidente esteve em Campo do Meio, no Sul de Minas, visitando um assentamento do MST, ocasião em que anunciou medidas voltadas para a reforma agrária.


De acordo com fontes ligadas à Presidência da República, a possível ida a Montes Claros consta na pré-agenda presidencial e aguarda confirmação oficial, prevista para ocorrer após o retorno de Lula de viagem ao Japão e ao Vietnã. A expectativa é de que ele esteja acompanhado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ambos cogitados como nomes fortes para a disputa ao governo estadual em 2026, com apoio do PT.


A Novo Nordisk confirmou, por meio de sua assessoria, que fará o anúncio de investimentos na tarde do mesmo dia, mas não confirmou a presença de Lula. Também não divulgou detalhes sobre o valor a ser aplicado, geração de empregos ou expansão de produtos.



Em dezembro de 2024, a empresa anunciou um investimento de R$ 500 milhões para uma nova linha de produção na fábrica em Montes Claros, durante solenidade com o governador Romeu Zema. Na ocasião, foi informada a meta de triplicar a produção das enzimas enteroquinase e ALP, utilizadas na fabricação de medicamentos na Dinamarca, sede da companhia.


Essas enzimas são componentes essenciais em tratamentos contra doenças como diabetes tipo 2 e obesidade, sendo usadas nos medicamentos Ozempic, Wegovy e Rybelsus. A unidade mineira é a única fornecedora desses insumos para a multinacional europeia. A enteroquinase começou a ser produzida na planta em 2021, e a ALP, desde 2008.



A fábrica de Montes Claros é responsável por cerca de 25% de toda a insulina produzida pela Novo Nordisk no mundo, o que representa 12% do consumo global. Aproximadamente 70% da insulina fornecida ao Sistema Único de Saúde (SUS) é oriunda da unidade mineira, atendendo a mais de 4,3 milhões de brasileiros com diabetes todos os anos. Além disso, 25% das exportações farmacêuticas nacionais correspondem à insulina produzida no local.


A empresa, no entanto, não comentou sobre possíveis negociações com o governo federal acerca da quebra de patente do Ozempic, prevista para 2026, nem sobre o impacto desse processo nos investimentos futuros no Brasil.


A possível visita de Lula a Montes Claros reforça sua estratégia de intensificar ações em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. No Norte do estado, região historicamente castigada pela seca e considerada reduto do petista, Lula venceu em 83 das 86 cidades nas eleições de 2022.


Destaques